Notícias

Ex-Presidente da Sony diz que PS Vita chegou tarde ao mercado

por Rui Celso
Ex-Presidente da Sony diz que PS Vita chegou tarde ao mercado

Jack Tretton, ex-presidente da Sony of America, disse em entrevista ao site IGN que, embora o PS Vita seja uma boa máquina portátil, chegou tarde ao mercado. “O público deixou de adquirir dispositivos que são dedicados exclusivamente a jogos“, justifica Tretton.

Segundo Tretton, o PSP obteve um sucesso não só pela experiência PlayStation em suas mãos, mas também por conseguir trazer jogadores que gostavam apenas do console de mesa.

Enquanto o PSP conseguiu ganhar espaço no mercado, o PS Vita surgiu em uma época em que os jogos em Tablets e Smartphones tomaram conta do mercado, tornando o público para consoles portáteis mais escasso.

PSP vs PS Vita

O PSP foi lançado no Japão em dezembro de 2004. Em 2005 foi a vez dos Estados Unidos e Europa receberem suas cópias. Na época, o PS2 dominava o mercado mundial com os mais de 157 milhões de consoles vendidos, segundo o site VGchartz.

1
Os dois analógicos faziam falta

Após o lançamento do PS3, o PSP começou a possuir outras utilidades, como por exemplo, servir de tela secundária para os jogos do console. No entanto, nem todos eram compatíveis com essa funcionalidade.

Novos modelos do portátil foram sendo lançados, e a cada nova versão, uma diferente funcionalidade era inserida, como transformar o PSP em um controle de PS3.

Alguns anos após o lançamento do PSP, surgiu o PS Vita. O lançamento nos Estados Unidos e o resto do mundo ocorreu em 2012, enquanto que no Japão ocorreu no fim do ano anterior.

Melhorias gráficas e no design do aparelho foram implementadas. Desta vez, dois analógicos estavam presentes, permitindo uma experiência parecida com a dos consoles de mesa. O aparelho também possuía interatividade com o PS3, e seria compatível também com o PS4.

O aparelho também recebeu diferentes versões, e uma delas é compatível com a rede 3G. No entanto, há muita exigência em jogos online e acesso à PSN, fazendo com que este modelo perdesse a atenção do público.

ps-vita
PS Vita possui câmera e compatibilidade com o PS4

No mercado atual, o PS Vita está estacionado. Embora possua funcionalidades superiores ao antecessor, gráficos melhores e uma biblioteca de jogos chamativa, o aparelho não consegue alavancar suas vendas.

Unidades vendidas:

  • PlayStation Portable: 80 milhões
  • PlayStation Vita: 14 milhões

Fonte: VG Chartz