MeuPlayStation | Tudo sobre PlayStation

Ex-Dev de GTA e RDR reclama da “fadiga do mundo aberto”

Para Cameron Williams, desenvolvedor que trabalhou em GTA 6 e Red Dead Redemption 2, mundo aberto está cansando

Ex-Dev de GTA e RDR reclama da

Os gamers estão perdendo o encanto por mapas imensos e complexos? Para Cameron Williams, desenvolvedor que trabalhou em GTA 6 e Red Dead Redemption 2, a resposta é sim. Ele acredita que, após anos explorando cenários vastos e cheios de opções, muitos jogadores estão sentindo desgaste.

Durante um painel na GDC recentemente (via PCGamer), Williams discutiu a “fadiga de mundo aberto” e como os estúdio podem contornar esse problema.

“Muita gente simplesmente não explora, certo? Seja porque o jogo é muito voltado para a ação ou porque falta motivação. Ou, talvez, [o jogo] exija um tempo de dedicação muito alto, tornando-se difícil de jogar de forma casual. Isso se torna um desafio ainda maior diante da ascensão dos games free-to-play e de serviço ao vivo, que monopolizam cada vez mais a atenção do público”, explicou.

Williams alertou sobre o risco de criar mundos tão vastos que os jogadores se sintam perdidos e sem direção. “Todo desenvolvedor de FPS sabe disso. Se você pede para o jogador olhar para cima e depois virar 45 graus para a esquerda, ele provavelmente não vai fazer”, comentou.

Mundo aberto pode ser ignorado por muitos jogadores

Como exemplo, ele citou o sistema de pesca de Red Dead Redemption 2, onde o jogador aprende a pescar ao lado de personagens principais, facilitando a absorção da mecânica. No entanto, mesmo com esse tipo de abordagem, não há garantia de que todos vão se envolver. Williams lembrou que sempre haverá os “beeliners”, jogadores que preferem seguir apenas a campanha principal e ignorar atividades extras.

A discussão levanta uma questão sobre o futuro dos mundos abertos: as desenvolvedoras vão apostar em mapas mais contidos e diretos ou os jogadores continuarão buscando vastidão, mesmo correndo o risco de fadiga?

Fonte: PC Gamer

Mais em Notícias

Autor

foto do author do artigo Thiago Barros

Thiago Barros

Editor-Chefe

Dez anos de MeuPlayStation, 18 de jornalismo e produção de conteúdo. Muitas histórias para contar e muitos jogos para jogar!

Mais artigos de Thiago Barros

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias