Ex-PlayStation, Shawn Layden alerta sobre serviços como Amazon e Google
Executivo está em alerta quanto a sondagem de empresas de fora dos games
Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, compartilhou suas opiniões sobre os desafios que a indústria de jogos enfrenta. Ele aponta três preocupações principais: a consolidação de estúdios, o aumento dos custos na indústria e a entrada de empresas não-endêmicas como Google e Amazon.
Layden destaca que a entrada dessas empresas não-endêmicas representa uma ameaça, pois elas buscam uma fatia do lucrativo mercado de jogos. Ele menciona a necessidade de a indústria se preparar para essa interrupção, citando exemplos de como a Apple e a Netflix afetaram outras indústrias.
Em entrevista ao GamesIndustry.biz, o ex-chefe da PlayStation afirmou esperar que a indústria de jogos seja capaz de se reinventar e se adaptar a essas mudanças sem depender totalmente de gigantes como o Google ou a Amazon.
Espero que os jogos sejam a primeira indústria em que nos revolucionaremos. Onde não é preciso um Google ou uma Amazon para virar a mesa completamente. Devemos ser inteligentes o suficiente para ver essas mudanças chegando e nos preparar para essa eventualidade.
Negociações e aquisições foram fundamentais para a PlayStation
Layden também menciona que a Sony, embora não fosse uma empresa nativa da indústria de jogos, entendeu a necessidade de parcerias e expertise em entretenimento para ter sucesso no mercado de jogos.
A PlayStation sabia que não poderíamos fazer o que a SEGA e a Nintendo fizeram [fornecer a maior parte do software], e não sabíamos o suficiente como fazê-lo. Tínhamos que ser a plataforma de terceiros, então tivemos que nos aproximar da Namco, Square, EA, Activision…
Esses caras da Sony Music foram os que fizeram a Square transferir Final Fantasy VII da Nintendo para o PlayStation, provavelmente a mudança mais radical.
Ele conclui observando que empresas não-endêmicas tentando entrar na indústria de jogos não são novidade, com exemplos de estúdios de cinema que tentaram o mesmo no passado. No entanto, ele destaca que a indústria de jogos é única e apresenta desafios específicos que não são facilmente superados.