Notícias

Ex-CEO da PlayStation fala sobre momentos bons e ruins da empresa

Para Jack Tretton, que deixou a Sony em 2014, o anúncio do PS4 foi seu melhor momento na empresa

por Valdecir Emboava
Ex-CEO da PlayStation fala sobre momentos bons e ruins da empresa

Jack Tretton, ex-CEO da PlayStation nos Estados Unidos, foi entrevistado recentemente pela Axios (via IGN) e revelou quais foram os melhores e piores momentos da Sony durante sua trajetória. Ele evidencia situações como o anúncio do PS4 e até um pedido de desculpas pelos problemas da PSN em 2011.

Para Tretton, a revelação do PlayStation 4 foi um dos melhores momentos para a gigante japonesa, pois a empresa saiu na frente da Microsoft e do Xbox One. Na ocasião, o anúncio incluiu um vídeo com “instruções oficiais para jogar games usados” no console, que fazia piada com as políticas de DRM da concorrente. Além disso, o console era US$ 100 mais barato que o Xbox da época.

Eu tenho muitos amigos na Microsoft agora e tinha muitos amigos na época, e eu não estava necessariamente procurando fazer isso às custas deles. Eu estava me sentindo muito bem com isso.

Ex-CEO da PlayStation
(FONTE: reprodução)

Mas as empreitadas na PlayStation nem sempre foram mil maravilhas para o ex-CEO. Falando sobre os momentos negativos, ele cita a E3 2011, na qual precisou pedir desculpas ao público pelos problemas da PSN, que ficou 23 dias offline por conta de um ataque hacker que expôs os dados de 77 milhões de usuários. Para lidar com a situação, a Sony ofereceu 30 dias grátis de PS Plus.

Embora essa fosse necessariamente uma mensagem difícil de transmitir, pensei que tinha que ser dita.

Ex-CEO da PlayStation tem interesse em adquirir estúdio independente

Tretton deixou o comando da PlayStation em 2014 e agora faz parte da Interactive Gaming Ventures, um fundo que trabalha em colaboração com desenvolvedoras indies. Na entrevista, ele também demonstrou interesse em adquirir um estúdio independente por até US$ 2 bilhões.