Estudo indica que single-player é a preferência da maioria dos jogadores
MIDIA Research divulgou que games single-player podem não render tanto quanto as microtransações dos live-service, mas são amados pelos fãs
Um estudo realizado pela MIDIA Research confirmou o que já parece uma certeza de quem está inserido na comunidade gamer: os jogos single-player são a preferência da maioria dos jogadores.
A diferença, porém, não é tão grande: segundo a pesquisa, 53% dos players indicaram que os games para um jogador são seus preferidos, e o que vale destacar é que muitos estúdios que faziam obras assim acabaram sendo obrigados a seguirem pelo caminho de produzir títulos multiplayer e jogos como serviço nos últimos meses, porém o resultado não foi o melhor possível.
A imagem abaixo também traz um insight interessante:
Quanto mais velhos os entrevistados, maior a vantagem dos jogos single-player em relação aos outros. Foram nove mil entrevistados de diversos regiões, incluindo o Brasil, e as opções eram PvE, PvP, co-op de sofá e single-player. A disputa foi mais acirrada entre o PvP online e o single-player, com o primeiro sendo o favorito da galera mais jovem – de 16 a 24 anos, porém perdendo no público de 25 a 55+.
Ou seja, no fim das contas, a conclusão da MIDIA Research é de que “os custos para fazer jogos AAA single-player inflaram para níveis astronômicos. Vazamentos da Insomniac mostraram que os jogos carro-chefe AAA do PlayStation, como Spider-Man 2, têm orçamentos na casa das centenas de milhões de dólares. No entanto, há uma oportunidade crescente para estúdios AAA fazerem jogos single-player mais enxutos”, até porque jogos como serviço podem ser ainda mais caros.