Notícias

Esportes, ação, finais de semana: estudo do YouTube mostra perfil gamer brasileiro

Google compartilhou números interessantes do consumo de conteúdo na plataforma de vídeos e fez pesquisa sobre os jogadores

por Thiago Barros
Esportes, ação, finais de semana: estudo do YouTube mostra perfil gamer brasileiro

O perfil gamer brasileiro é de quem joga mais aos finais de semana, à noite, e prefere jogos de esportes, ação e aventura. Os dados são de pesquisa realizada pelo Google e divulgada nesta semana, em publicação no site Think With Google. A empresa revelou estatísticas do consumo global de conteúdo gamer no YouTube e de um estudo com o público do Brasil.

Em números gerais, há mais de 3 milhões de canais sobre jogos eletrônicos na rede, com média anual de 700 milhões de views vindos de mais de 25 milhões de pessoas. Números que fazem com que o assunto “games” seja o segundo maior do YouTube, atrás apenas de “música”.

No Brasil, um levantamento em parceria com a Provokers realizou mil entrevistas nas cinco regiões do país, com maiores de 18 anos das classes A, B e C. Deste público, 86% disseram jogar mais à tarde e à noite, com 60% deles aproveitando os os finais de semana – de sexta a domingo – para a jogatina.

Dentre os gêneros favoritos do perfil gamer brasileiro, os esportes ficam na frente, com 15%, seguidos bem de perto por ação e aventura, com 14%. Para fechar o pódio, os títulos de mundo aberto tiveram 10% da preferência.

Perfil gamer brasileiro

Outros dados interessantes apontam que há públicos bastante diferentes – mas em proporções similares – no país. O Google criou cinco variações para o perfil gamer brasileiro. Confira abaixo:

Popcorn Gamer – Maioria de mulheres, de classe A, que jogam em consoles e tablets. Representam 17% do grupo entrevistado.

Ultimate Gamer – Maioria de homens, de classe C e com mais de 35 anos, jogando em consoles. Serão 18% do grupo.

Immersive Gamer – Maioria de homens, de classe B, na faixa de 24 a 35 anos e com consoles. São 19%.

Casual Gamer – Maioria de mulheres, de classe C e com mais de 45 anos, que são adeptas dos jogos no celular. 21%.

Hardware Gamer – Maioria de homens, de classe C e com idade entre 18 e 34 anos, que preferem jogar no PC. 22% do público entrevistado.

Público do MeuPS

Vale lembrar que, em 2021, realizamos uma pesquisa com o nosso público. Foram mais de 10 mil respostas, que nos ajudaram a criar o perfil do leitor do MeuPlayStation:

  • Homem, 16-30 anos, solteiro, ganha de R$ 2,5 a R$ 5 mil/mês.
  • Gosta de ler, ter um console (PlayStation) e compra um jogo por mês.
  • Prefere mídia física, joga todo dia e escolhe uma loja pelo melhor preço.
  • É fã de jogos de ação e mundo aberto, assiste gameplays e lê notícias do site.
  • Usa mais o Instagram, se interessa por Cinema e Séries e assina Netflix e Spotify.

E você, se encaixa em algum destes grupos? Quais seus hábitos de jogo? Conte pra gente nos comentários!

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos