Seis estúdios estão a favor da Microsoft na aquisição da Activision
Todas as empresas deram declarações ao CMA do Reino Unido e apenas uma não ficou no anonimato
A Competition and Markets Authority (CMA) do Reino Unido publicou as opiniões de seis estúdios de desenvolvimento sobre a aquisição da Activision por parte da Microsoft. Todos acreditam que a transação deve, sim, prosseguir.
Cinco desenvolvedoras preferiram permanecer anônimas em suas declarações, com exceção da 4J Studios — conhecida por cooperar com a Mojang em múltiplos projetos de Minecraft.
Chris Van Der Kuyl, presidente e co-fundador da 4J Studios, observa que a Microsoft “sempre honrou todos os acordos” propostos com a empresa até então. Além disso, a gigante norte-americana estendeu “significativamente o relacionamento” para cobrir outros formatos — como no Nintendo Switch, por exemplo.
O que as empresas anônimas acham da aquisição da Activision?
Um dos estúdios anônimos disse o seguinte sobre a aquisição da Activision Blizzard:
Acreditamos que as preferências dos consumidores no espaço dos videogames abrangem uma ampla gama de jogos, assim como uma variedade de gêneros e plataformas. No contexto dessa dinâmica, e considerando o compromisso declarado da Microsoft em disponibilizar determinados títulos em todas as plataformas, não acreditamos que a transação proposta com a Activision impactará negativamente os consumidores.
Já a terceira declaração é do CEO de uma companhia independente que “trabalhou com a maioria das principais publishers”. Ele alega que a gigante norte-americana sempre honrou com seus contratos nos últimos 25 anos de parceria. O executivo ainda sugere que a Tencent estaria menos sujeita à regulamentação ocidental caso tentasse adquirir a Activision.
A quarta resposta anônima veio de “uma desenvolvedora e editora de títulos AAA cujos jogos são distribuídos em todos os principais consoles”. Ela afirma ser “difícil prever [os] efeitos exatos” da aquisição, devido à complexidade da situação.
A quinta opinião veio de uma empresa que afirma lançar títulos em várias plataformas, incluindo PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series. “No PlayStation, descobrimos que nossas vendas estagnavam a cada lançamento”, disse.
Por fim, a última declaração afirma o seguinte: “honestamente, acho que os argumentos contra esta aquisição são ligeiramente exagerados e fora de proporção”.