Notícias

Relato indica que estúdio de Shantae foi alvo de ataque cibernético

Grande violação de dados sofrida pela WayForward Technologies teria resultado na divulgação de protótipos de jogos

por André Custodio
Relato indica que estúdio de Shantae foi alvo de ataque cibernético

A WayForward Technologies aparentemente foi alvo de um ataque cibernético em larga escala no último final de semana. Relatos indicam que o estúdio responsável pela série Shantae teve vários protótipos de jogos e códigos-fonte vazados em redes sociais.

De acordo com o conhecido modder Lance McDonald, vários arquivos da empresa foram encontrados em um disco rígido descartado. Os dados remetem aos anos de 2009 a 2013 e conteriam protótipos de games com informações consideráveis de seus respectivos desenvolvimentos.

Acho que vou falar sobre isso: uma enorme quantidade de dados da WayForward abrangendo 2009 a 2013 foi encontrada em um disco rígido descartado e está vazando lentamente online.

A maior parte está sendo enviada para HiddenPalace.org. Protótipos de todos os seus jogos com todo o código-fonte.

Violação revela dados importantes do estúdio de Shantae

A postagem de McDonald reforça uma matéria publicada pelo site BNN Breaking. Segundo o artigo, o ataque cibernético não envolveu práticas de ransomware — negociação do roubo — e resultou em um vazamento gradativo de conteúdos confidenciais.

Entre eles, supostamente estariam materiais de Shantae Advance: Risky Revolution, concebido no início dos anos 2000 e arquivado ainda em 2004. O indivíduo em posse dos dados — e ainda não identificado — teria garantido que reterá quaisquer detalhes sobre o projeto.

A WayForward Technologies não se pronunciou sobre o ataque.