Notícias

Estúdio de Disco Elysium pode sofrer demissões e cancelar novo projeto

Fontes do estúdio indicam que um quarto da força de trabalho será cortada

por André Custodio
Estúdio de Disco Elysium pode sofrer demissões e cancelar novo projeto

Nas próximas semanas, cerca de um quarto da força total de trabalho da ZA/UM será dispensado. Relatos internos indicam que o CEO do estúdio de Disco Elysium prevê cerca de 24 demissões, assim como o cancelamento de uma expansão standalone do game.

Um e-mail divulgado pelo site GHLF on Sports Illustrated indica que Ilmar Kompus já está alertando alguns funcionários sobre o corte. De acordo com a mensagem, as quebras de contratos acompanharão o cancelamento de um projeto de codinome X-7, proposto como um capítulo independente do jogo base.

O presidente da ZA/UM, Ed Tomaszewski, disse que X-7 “estava de um a dois anos para ser concluído” e poderia ter levado “mais tempo e esforço do que Disco Elysium”. Além disso, não apenas parte da equipe do game será dispensada, mas também colaboradores de outros projetos estão entre os cortes.

O comunicado enviado por Kompus também confirma que outros dois games estão em desenvolvimento: codinomes C4 e M0. Supostamente, M0 teria alguma relação com o popular immersive sim da desenvolvedora, pois sua descrição indica que será um “jogo de RPG baseado em narrativa”.

Disco Elysium: The Final Cut será lançado em março
Fonte: ZA/UM

Demissões no estúdio de Disco Elysium podem resultar de má gestão

O cancelamento de X-7 resulta no terceiro projeto arquivado pela empresa num intervalo de dois anos. A sequência de Disco Elysium (Y12) foi encerrada em 2022, enquanto um novo IP de ficção científica teve seu abandono decretado em 2023.

Segundo os executivos da ZA/UM, X-7 estava em desenvolvimento há cerca de oito meses. Colaboradores indicam que a companhia passa por uma má gestão, agindo “como se houvesse um inimigo”, desvalorizando veteranos da casa e destratando o trabalho de mulheres.

A decisão afetará escritores, engenheiros, artistas 3D e 2D, funcionários de produção, engenheiros de TI e animadores de toda a empresa.