Notícias

Após cancelar Hyenas, estúdio da SEGA deve voltar a fazer RTS

Decisão da publisher permitirá que a Creative Assembly volta a focar em seus "pontos fortes"

por André Custodio
Após cancelar Hyenas, estúdio da SEGA deve voltar a fazer RTS

A SEGA anunciou que a Creative Assembly, estúdio que cancelou o desenvolvimento de Hyenas, deve retornar às suas origens com projetos RTS. O presidente da Sammy Holdings reforçou o desejo de voltar a explorar os “pontos” fortes das subsidiárias.

Tentativa frustrada de entrar no universo do tiro multijogador, Hyenas foi encerrado ao lado de “alguns títulos não anunciados”. Em setembro deste ano, foi sugerido que o game teria encontrado dificuldades para se estabelecer em um cenário competitivo, mesmo sendo um projeto muito ambicioso.

Agora, o CEO Haruki Satomi volta a comentar sobre os planos futuros da SEGA após as falhas anteriores. Em uma conferência com investidores (via VGC), o executivo esclareceu os motivos por trás dos problemas enfrentados pela empresa e confirmou que focará nas virtudes dos estúdios.

Alguns estúdios tiveram um bom desempenho e outros não, por isso decidimos focar novamente nos pontos fortes de cada estúdio.

Simplificando, a Creative Assembly era boa em jogos offline do gênero RTS, mas aceitou o desafio de desenvolver Hyenas, um jogo online do gênero FPS.

Segundo Satomi, os atrasos causados pela covid-19 teriam estimulado a SEGA a “acelerar mais” a produção de games. Com isso, algumas subsidiárias teriam arriscado explorar áreas pouco convencionais.

Insatisfações no estúdio podem ter sido percebidas pela SEGA

Outro motivo que pode ter levado a SEGA a tomar a decisão seriam supostas insatisfações dentro da Creative Assembly. Rumores indicam que a mudança de conceito do RTS para o FPS resultaram em falta de liderança, mudanças drásticas de motor e cobranças extremamente perfeccionistas.

“No âmbito do processo de reforma estrutural centrado na montagem criativa, pretendemos otimizar o fluxo de trabalho e concentrar os seus recursos no desenvolvimento dos seus gêneros de especialidade”, conclui Satomi.

total war
Fonte: Creative Assembly

Não há mais detalhes sobre os próximos games a serem planejados pela Creative Assembly. A título de portfólio, a companhia foi a responsável por expandir grandes franquias de estratégia, como a longa série Total War.