Estado alemão planeja banir por completo prática de loot boxes em games
Novas discussões acerca do polêmico tema podem ser levadas ao extremo na Europa
Tema sempre muito polêmico e discutido entre autoridades, as loot boxes voltam a aparecer nos holofotes da Europa. Agora, um estado alemão estaria iniciando conversas sobre o banimento por completo da prática, com várias restrições previstas.
Segundo matéria do GamesIndustry.biz, políticos ligados às frentes dos Social-democratas, dos Verdes e do Partido Democrático Liberal (FDP) pretendem levar o debate sobre a proibição completa a nível nacional. Em um primeiro momento, o parlamento de Bremen teria aprovado a regulamentação, mas as medidas seguem em conversas.
Apesar de ainda não possuir “efeito prático”, as regras sobre a prática de loot boxes já se equiparam, na Alemanha, aos jogos sociais de cassino. Além disso, a coalizão nacional defende que a venda de moeda premium e a transmissão ao vivo de jogos baseados em microtransações devem ser proibidas.
A solicitação formal dos políticos aliados também sugere que menores de 10 anos sejam impedidos de abrir loot boxes. Outro ponto envolve a publicidade de jogos com monetização, que deveriam emitir, explicitamente, uma classificação para maiores de 18 caso contemplem a mecânica em seus sistemas.
Banimento das loot boxes enfrenta oposição na Alemanha
Enquanto vários grupos se posicionam contra a prática, o partido da União Democrata-Cristã não veria fundamento nessa determinação severa. De acordo com integrantes, não há provas de que adultos teriam desenvolvido vícios de compra em jogos.
A CDU também se opões contra a verificação de identidade antes de realizar qualquer gasto em games. Porém, no momento, supostamente a coalizão estaria pressionando o Senado estadual para expandir as discussões para o âmbito federal.
O que você acha dessas práticas? As loot boxes deveriam ser banidas? Comente!