Notícias

Chefe da Warner discute motivos que levaram Esquadrão Suicida ao fracasso

Lançado neste ano, game segue encontrando dificuldades para se estabelecer

por André Custodio
Chefe da Warner discute motivos que levaram Esquadrão Suicida ao fracasso

Uma reportagem publicada nesta semana pelo Bloomberg trouxe um “exposed” sobre o fracasso de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça. Discussões revelam como uma estratégia arriscada pela WB Games apresentou resultados insatisfatórios nos últimos meses.

Em fevereiro deste ano, David Haddad, chefe de videogames da Warner Bros. Discovery Inc., esteve nos escritórios da Rocksteady em Londres para uma reunião geral. De acordo com duas fontes, Haddad foi direto ao ponto sobre o desempenho do mais recente jogo do estúdio, que estava enfrentando sérias dificuldades poucas semanas após seu lançamento.

Durante uma teleconferência de resultados em 9 de maio, a Warner Bros. revelou um prejuízo de US$ 200 milhões com o jogo, classificando-o como um dos maiores fracassos na indústria de jogos. Entrevistas com quase duas dezenas de pessoas indicam que o desenvolvimento foi tumultuado, com atrasos frequentes, uma visão em constante mudança e uma cultura de perfeccionismo rígido.

Joost van Dreunen, professor de negócios de videogames na Universidade de Nova York, comentou que a perda poderia “deter ainda mais o investimento em jogos por empresas de mídia tradicionais quando deveriam estar se expandindo”. Um porta-voz da Warner Bros. Games se recusou a responder ao Bloomberg.

O fracasso veio em um momento desafiador para o CEO da Warner Bros., David Zaslav. A empresa enfrentava desafios, incluindo a queda nas vendas de anúncios televisivos e nas bilheterias, aumento das taxas de direitos esportivos e ameaças crescentes da IA. Nos últimos dois anos, o preço das ações da empresa caiu de US$ 26 em abril de 2022 para pouco mais de US$ 8 no dia da teleconferência.

Coringa em Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça.
Fonte: Rocksteady

A divisão de jogos era esperada para ser um ponto positivo para Zaslav, especialmente após o sucesso de Hogwarts Legacy, que vendeu mais de 24 milhões de cópias. No entanto, a Rocksteady apresentou um fracasso histórico. Zaslav descreveu o lançamento como “decepcionante” e afirmou que “ofuscou” o resto do trimestre.

Foco multijogador em Esquadrão Suicida teria atrapalhado resultados

A Warner tem lutado para transformar seus ativos da DC Comics em sucessos, como fez a Walt Disney Co. com suas propriedades. Em 2016, o filme Esquadrão Suicida gerou US$ 750 milhões em vendas de ingressos com um orçamento de US$ 175 milhões. Após o sucesso, a empresa tentou replicar o sucesso com um videogame, mas enfrentou dificuldades.

Fundada em Londres em 2004, a Rocksteady ganhou notoriedade com a série de jogos Batman: Arkham. Após o lançamento do terceiro jogo da série em 2015, os cofundadores Jamie Walker e Sefton Hill começaram a trabalhar em um protótipo de um jogo original, mas mudaram de planos para desenvolver Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça em 2016.

A Rocksteady, sem experiência anterior com jogos multijogador, expandiu sua equipe de cerca de 160 para mais de 250 pessoas. No entanto, a mudança de foco para um jogo multijogador online com conteúdo de serviço ao vivo trouxe desafios significativos. A visão do jogo continuou a se alterar, e os atrasos constantes prejudicaram o moral da equipe.

Em agosto de 2020, o estúdio anunciou que Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça seria lançado em 2022, mas frustrações adicionais continuaram a surgir. A complexidade do projeto e os constantes atrasos criaram obstáculos significativos. Em fevereiro de 2024, o jogo foi finalmente lançado, mas recebeu críticas negativas e não conseguiu atingir um público amplo.

Esquadrão Suicida Flash
Fonte: Rocksteady

Apesar do revés, a Warner Bros. não está desistindo dos videogames. Durante a reunião de fevereiro, Haddad afirmou que a companhia está buscando mais colaboração entre seus doze estúdios e que cortes de empregos na Rocksteady não fariam sentido. Muitos funcionários do estúdio estão agora trabalhando em uma “director’s cut” de Hogwarts Legacy e em um novo jogo single-player.

Doug Creutz, analista da TD Cowen, afirmou: “Acho que eles definitivamente conseguirão outra rebatida. Esperançosamente com algo mais alinhado com seus talentos demonstrados.”

Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça para PS5, Xbox Series e PC.