eSports nas Olimpíadas? Quem sabe em 2024…
Executivos cogitam ideias.
O fenômeno eSports é cada vez mais comentado no Brasil e no mundo, e em breve pode alcançar um patamar inimaginável há algum tempo: os Jogos Olímpicos.
Sabe aquela velha discussão se eSports são ou não esportes? Parece que, aos poucos, vai se tornando senso comum de que a resposta é sim. Campeonatos organizados, altas cifras, patrocínios, salários acima da média e torcedores/fãs fieis. Essa combinação vem chamando a atenção dos organizadores das Olimpíadas de 2024, em Paris.
Nós temos que olhar para isso, porque não podemos simplesmente dizer ‘não tem nada a ver com as Olimpíadas’. A juventude está interessada no eSport e nesse tipo de coisa. Vamos olhar com mais atenção. Vamos nos encontrar com eles. Vamos ver se existem pontes entre os dois lados – Tony Estanguet, co-presidente do comitê de Paris 2024.
É claro que é apenas um primeiro passo e que ainda falta muito tempo para os Jogos na França. Antes deles, há Tóquio 2020, que é justamente onde são considerados possíveis novos esportes a serem incluídos na lista de modalidades que serão disputadas em 2024. Porém, só de isso ser cogitado já parece uma grande vitória para a comunidade.
É claro que não é simples incluir “eSports” como uma modalidade olímpica. Afinal, não é só um game que poderia se enquadrar nisso. A variedade de possibilidades é enorme, do já famosíssimo League of Legends até os jogos de tiro, como CS, Call of Duty e Rainbow Six, aos de esportes, como FIFA, PES e NBA 2K.
Você gostaria de ver e-Sports nas Olimpíadas? Com quais games?