Notícias

Tommy, universidade e…comunismo! Episódio 6 de The Last of Us da HBO é pacote completo

Episódio vai do emocionante (e bem modificado) encontro de Joel com seu irmão até a discussão com Ellie

por Thiago Barros
Tommy, universidade e...comunismo! Episódio 6 de The Last of Us da HBO é pacote completo

O sexto episódio de The Last of Us da HBO é um pacote quase completo da série. Só não tem infectados, mas fora isso, tudo o que você esperaria do seriado está ali. Bons diálogos entre Joel e Ellie, momentos mais tensos, cenas com alguma ternura, desenvolvimento de outros personagens, paisagens estonteantes… E, como nós já estamos acostumados após cinco capítulos, algumas mudanças no que vimos no jogo.

O casting de Tommy e Maria, aliás, é um dos pontos inusitados do capítulo. Gabriel Luna e Rutina Wesley não se parecem muito com os personagens do game, né? Mesmo assim, vão super bem. Especialmente ela, nos momentos com Ellie. Pedro Pascal tem mais uma atuação brilhante. Entrou no personagem de Joel da forma certa, com todas as suas nuances – e, principalmente, foi aumentando a química com Bella Ramsey de forma crescente, como Joel e Ellie no jogo.

1
Maria é tão – ou mais – durona que a versão do game.

A partir daqui, o texto tem spoilers do sexto episódio!

Vamos começar pelo encontro de Joel e Tommy, que é o grande ponto deste episódio. A história é bem diferente do game. Na série, Joel e Ellie encontram um casal de idosos que lhes orienta a não ir para os lados do rio. Obviamente, eles não os ouvem e, ao chegarem lá, depois de alguns dias conversando e passeando por vários locais lindos em pleno inverno, são surpreendidos por um grupo de humanos.

2
Joel reencontra irmão

Eles conversam e, depois de um cachorro certificar que a dupla não está infectada, são levados para Jackson, Wyoming. Cidade que ainda vai ser muito explorada, principalmente na segunda temporada. Então, Joel vê Tommy trabalhando numa construção, o chama, eles se abraçam e pronto. Nada daquela tensão na usina – nem mesmo a “briga” dos irmãos sobre Ellie e os próximos passos da aventura acontece em The Last of Us da HBO. Até sobra tempo para uma piadinha com comunismo e o que pode ser um teaser de Dina…será?

Por outro lado, Ellie, depois de explorar a cidade com Maria, mulher de Tommy, tem uma discussão forte com Joel. Afinal, ela ouviu que ele queria que Tommy a levasse adiante na busca pelos vagalumes. Então, temos o famoso diálogo em que a jovem diz não ser Sarah, e o contrabadista concorda: “você realmente não é a minha filha e eu, com certeza não sou seu pai”.

Esta é uma cena carregada de emoção no game e não é diferente em The Last of Us da HBO. É mais um dos momentos em que Ellie parece decepcionada por Joel não considerá-la como parte de sua família. Como em uma conversa anterior, onde ela pergunta o que eles fariam se tudo desse certo e ele diz que “não tem eles”. Algo que passa muito claramente no jogo e também no show.

Cliffhanger com Joel em The Last of Us da HBO

Depois disso, outra mudança. Ellie não foge, com Joel e Tommy indo atrás dela depois. Ela fica quietinha na dela e aceita ir com Tommy, mas quando eles vão pegar os cavalos, Joel está no estábulo se preparando para levá-la e deixar seu irmão cuidando da mulher grávida. Se em alguns momentos ele continua sendo o durão de sempre, em outros mostra que claramente desenvolveu um sentimento muito intenso de preocupação e carinho pola menina.

O destino é a University of Eastern Colorado, onde um grupo de cientistas dos Vagalumes estaria. E ali também temos um trecho bem mais curto do que no game. Sabe aquela troca de tiros? Esqueça. Tem uma perseguição rápida, um mata-leão aqui, um ferimento grave dali e pronto. Mas, sim, os “macacos loucos” estão lá e Joel também quase morre – na cena final do sexto capítulo de The Last of Us da HBO.

3
Joel e Ellie escapam da universidade

Mas, ao contrário do game, o trecho onde Joel se fere gravemente não é tão impactante. No game da Naughty Dog, há mais tensão, dramaticidade e impacto. E não poderíamos deixar de citar a trilha sonora…meus amigos, que perfeição!

Em suma, é um episódio bastante intenso. Começa em um ritmo mais lento, com o “passeio” deles, mas depois ganha tração e termina com um cliffhanger para quem não jogou. A gente já sabe que Joel fica bem (por enquanto, né, Abby?), mas os novatos na história podem ficar com a dúvida – que só será respondida no capítulo 7 de The Last of Us da HBO.