Notícias

Engenheiro da Crytek diz preferir PS5 em relação ao Xbox Series X

Ali Salehi elogia a facilidade em se programar no console da Sony

por Vinícius Paráboa
Engenheiro da Crytek diz preferir PS5 em relação ao Xbox Series X

Atualização [06/04]: Poucas horas após ser publicada, a entrevista de Ali Salehi para o portal Vigiato foi apagada sem explicação oficial alguma. Isso ocorreu após as falas do dev serem muito comentadas na internet.

O PS5 e o Xbox Series X seguem sendo comparados por devs da indústria dos games. Desta vez, o engenheiro de renderização da Crytek, Ali Salehi, teceu elogios ao console da Sony chegando a dizer que se trata “do melhor console”.

Em entrevista ao site persa Vigiato, Salehi não escondeu sua preferência pela máquina da empresa japonesa. Primeiramente, ele falou sobre a facilidade em se programar no novo videogame.

Não posso dizer nada por enquanto, mas pegando as declarações públicas de outros produtores, o PlayStation 5 é o console mais fácil de programar e de se atingir o desempenho máximo. Em relação ao software, escrever código para o PS5 é extremamente simples e tem muitas funcionalidades que dão opções ao produtor. Levando tudo em conta, o PlayStation é o melhor console.

O engenheiro de renderização da Crytek ainda criticou a decisão da Microsoft em dividir a RAM do Xbox Series X em duas partes. Segundo ele, isto dificultará o trabalho do programador.

Uma parte da RAM tem largura de banda maior e a outra parte é menor. Obviamente, codificar neste console será problemático. Isto porque o número de coisas que precisarão ser colocadas na RAM rápida será irritante, e para ter suporte para 4K precisaremos de uma largura de banda ainda maior.

Ao finalizar a entrevista, Salehi não titubeou ao apontar o PS5 como o console predileto entre os programadores.

Como programador eu digo que o PS5 é muito melhor e eu não acho que você encontrará um programador que lhe dirá alguma vantagem que o Xbox Series X tem sobre o PlayStation 5.

Produtores de inúmeras empresas já expressaram suas respectivas preferências pelo console da Sony anteriormente. Um dev da Ready at Dawn e outro da Breakfall elogiaram bastante o trabalho feito pela empresa japonesa. Por fim, o co-diretor de The Last of Us Part II também se mostrou empolgado com a máquina.