Notícias

Miyazaki diz que dificuldade de Elden Ring está calibrada: “mais jogadores chegarão ao fim”

O diretor reforçou que a identidade da FromSoftware será mantida no que diz respeito ao fator desafio/recompensa

por Valdecir Emboava
Miyazaki diz que dificuldade de Elden Ring está calibrada:

O nível de dificuldade de Elden Ring é constantemente debatido pelos fãs por conta da complexidade dos jogos anteriores da FromSoftware (Demon’s Souls, Sekiro, etc), mas parece que esse aspecto está calibrado na nova aventura. De acordo com o diretor, Hidetaka Miyazaki, “mais jogadores chegarão ao fim dessa vez”.

Em entrevista ao PlayStation Blog, Miyazaki foi questionado sobre como conseguiu adequar a “acessibilidade e a dificuldade do jogo”, mas ainda assim manter a identidade do estúdio. Ele afirma que a produtora não dificulta as coisas “só porque sim”.

Sinto que a nossa ideia com esses jogos, não só com Elden Ring, é criá-los de forma a encorajar o jogador a superar as adversidades. O plano não é dar trabalho ou dificultar as coisas só porque sim. Queremos que os jogadores sejam perspicazes, estudem o jogo, pensem no que está acontecendo e aprendam com seus erros.

Em Elden Ring, a gente não tentou reduzir a dificuldade de propósito, mas acho que mais jogadores vão conseguir chegar até o fim dessa vez.

Cena de gameplay de Elden Ring.
(FONTE: reprodução)

O diretor diz que o mundo aberto de Elden Ring trará oportunidades mais flexíveis, com “mais formas de conduzir o jogo à sua maneira”. Parece que houve até uma redução de etapas para acessar o multiplayer, e o intuito é fazer com que “os jogadores abracem a ideia de receber ajuda dos outros”.

Novatos poderão jogar Elden Ring “no seu próprio ritmo”

Em outro trecho da entrevista, Miyazaki prometeu que os novatos poderão jogar Elden Ring “no seu próprio ritmo”, reforçando mais uma vez o fator recompensa da aventura: “ao mesmo tempo em que oferecemos jogos com um alto nível de dificuldade, entendo que os criamos de forma que seja recompensador superá-los”.

Eles [jogadores] podem voltar mais tarde para algo, caso esteja muito complicado, de forma que eles têm essa liberdade de progressão, sem precisar ficar batendo a cabeça contra a parede. Podem descobrir o que fazer e como abordar a situação de novo, cada um no seu ritmo.

Guerreiro enfrentando uma criatura no universo de Elden Ring.
(FONTE: reprodução)

Elden Ring chega em 25 de fevereiro ao PS4PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e ao PC. Ansioso por ele, caro leitor? Comente na sessão abaixo!