Notícias

Efeito Fortnite: analistas apresentam o impacto na indústria de videogames

Analistas do mercado revelam que jogadores investem atenções e recursos financeiros no jogo da Epic Games.

por Raphael Batista
Efeito Fortnite: analistas apresentam o impacto na indústria de videogames

O “Efeito Fortnite” é como os analistas do mercado de videogames denominam o fenômeno causado pelo título da Epic Games que impactou a indústria de maneira única.

Desde o lançamento do modo Battle Royale para Fortnite em setembro de 2017, foi registrado um crescimento em larga escala no jogo e, em contra partida consequências ruins para outras editoras.

O relatório da SuperData (via Eurogamer) indica que os jogos que possuem compras adicionais caíram em declínio diante da popularidade de Fortnite. Com o sucesso do jogo, as compras de skins e outros itens cosméticos alavancaram as receitas das grandes publishers, como Sony e Microsoft.

As editoras que contam com conteúdos adicionais para serem adquiridos, sofreram um declínio nas receitas. Os dados indicam que uma porção da base de jogadores de cada uma das editores, voltaram suas atenções e também recursos financeiros para o Fortnite. A maior queda veio do jogo multiplayer da Activision-Blizzard, Overwatch.

Enquanto que para as editoras de jogos específicos o Efeito Fortnite é negativo, para a Microsoft e Sony, o caso é bem o oposto. A dona do console Xbox registrou U$ 2.3 milhões no último trimestre, um aumento de 39% comparado ao ano graças ao sucesso fenomenal de Fortnite.

Fato é que as empresas estão embarcando na proposta battle royale para competir de igual modo contra a produção da Epic Games, como é o caso de Call of Duty: Black Ops 4 no modo Blackout e até mesmo FIFA 19 com o modo ‘sobrevivência‘.