Após adiamento, Earthblade, do estúdio de Celeste, é cancelado
Quase quatro anos após o anúncio de Earthblade pelos criadores de TowerFall e Celeste, e dez meses após o adiamento do jogo para 2025
Quase quatro anos após o anúncio de Earthblade pelos criadores de TowerFall e Celeste, e dez meses após o adiamento do jogo para 2025, finalmente temos uma atualização – e infelizmente não é a notícia que os fãs esperavam.
A Extremely OK Games confirmou oficialmente o cancelamento de Earthblade. A decisão, no entanto, não foi motivada por falta de financiamento ou outros problemas técnicos. De forma transparente, o estúdio revelou que o motivo principal foi um desacordo interno. Segundo o diretor do estúdio, Maddy Thorson, ele e o cofundador Noel Berry tiveram um impasse sobre os direitos de propriedade intelectual de Celeste com Pedro Medeiros, cofundador, diretor de arte e artista de pixel/UI de Celeste e TowerFall. Esse conflito resultou na saída de Medeiros do estúdio.
A separação gerou questionamentos profundos sobre o progresso de Earthblade. Thorson e Berry começaram a se perguntar se um desenvolvimento tão longo e cheio de pressão valeria a pena no final. Infelizmente, as respostas não foram animadoras, levando ao cancelamento do projeto.
Estúdio quer “redescobrir caminho” após Earthblade
Agora, a Extremely OK Games pretende “redescobrir seu caminho” focando em projetos de menor escala. Isso significa que o estúdio pode voltar a criar jogos menores e mais ágeis, algo que pode resultar em novos lançamentos mais cedo do que imaginamos.