Notícias

EA teria cortado verba de Dead Space para Mirror’s Edge

Um programa com os criadores de Dead Space no canal Dan Allen Gaming rendeu boas histórias sobre o game

por Thiago Barros
EA teria cortado verba de Dead Space para Mirror's Edge

Um programa com os criadores de Dead Space no canal Dan Allen Gaming rendeu boas histórias sobre o game.

Uma das curiosidades foi a revelação de que o jogo teve sua verba de marketing cortada pela EA para favorecer Mirror’s Edge, que teve prévias internas melhores e seria lançado mais ou menos na mesma época – no último trimestre de 2008. Bret Robbins, o diretor do jogo original Dead Space, compartilhou como a estratégia impactou a visão sobre o jogo.

“Eles realmente cortaram nosso orçamento de marketing… e Mirror’s Edge ficou com tudo. Estávamos lançando na mesma época, e eles estavam tentando decidir o orçamento para aquele período de lançamento. Com base em testes internos e pontuações simuladas, Mirror’s Edge foi avaliado com 90, e Dead Space com 70. Isso foi apenas alguns meses antes de entregarmos o jogo.” Apesar de estar quase concluído, Dead Space não era esperado para brilhar criticamente. “Eles achavam que teríamos uma nota 72, então cortaram nosso orçamento de marketing e dobraram a aposta em Mirror’s Edge”, explicou.

A resenha compelta pode ser vista aqui:

Desde seus lançamentos em 2008, as trajetórias de Dead Space e Mirror’s Edge foram bastante distintas. Mirror’s Edge recebeu uma sequência, Mirror’s Edge Catalyst, em junho de 2016, oito anos após o lançamento do jogo original. Enquanto isso, Dead Space gerou uma sequência em 2011 e uma terceira entrada em 2013, que marcou o fim da série principal por quase uma década.

Dead Space 4 foi vetado

Em 2023, o Motive Studio, um estúdio interno da EA, reviveu a franquia com o remake de Dead Space. O remake recebeu aclamação crítica generalizada, alcançando uma média de 90 no Metacritic. Apesar desse sucesso, a EA ainda não anunciou planos para futuros lançamentos da franquia. Curiosamente, na mesma entrevista, o ex-chefe da Visceral Games, Glen Schofield, revelou que eles apresentaram uma proposta para Dead Space 4, mas a companhia recusou seguir em frente com o projeto.