Empresa faz teste de QI com fãs de jogos, e EA Sports FC fica em último
Entrevistando mais de mil jogadores, firma britânica WhichBingo tentou testar "a inteligência" dos jogadores
Um estudo realizado pela Which Bingo fez um levantamento, no mínimo, curioso: o QI dos fãs de alguns dos principais games do momento.
A empresa entrevistou 1.002 gamers e fez parceria com uma equipe de psicólogos para aplicar um teste remoto, que avaliou as habilidades cognitivas dos participantes em quatro áreas: comunicação verbal, matemática, lógica e raciocínio visual. Os participantes foram questionados sobre quais jogos jogam principalmente e em qual plataforma jogam mais, para determinar os resultados.
Confira os dados por jogo:
E também por plataforma:
A partir dos dados, fica claro que jogos focados em estratégia e RPGs estão associados a pontuações de QI mais altas. Jogos como Baldur’s Gate 3, Dark Souls e Dota 2 ficaram bem colocados, e o grande destaque foi League of Legends, na primeira posição, com um QI médio superior a 120 pontos em seus jogadores. Por outro lado, jogadores de EA Sports FC 24/FIFA 23 registraram o QI mais baixo no estudo, com uma pontuação média de 89,8.
Para contextualizar, pontuações de QI abaixo de 85 são consideradas como inteligência abaixo da média, de 85 a 115 são consideradas inteligência média, e qualquer pontuação acima de 115 é considerada inteligência acima da média.
EA Sports FC 25: vale a pena?
EA Sports FC 25 traz a sensação de ter um gameplay mais desafiador e, teoricamente, justo. E, no fim das contas, é isso o que importa. A busca pelo realismo é quase que utópica – até porque estamos falando de um videogame, não de uma transmissão de TV de um jogo real. Então é claro que é preciso ter alguns elementos mais arcade e algumas mecânicas que tornem o jogo mais divertido. Leia o review completo aqui.