Notícias

“EA Sports FC é um complemento para o futebol”, diz head da marca

Durante evento no Rio de Janeiro, Yeray Romera, head de marketing da marca da EA SPORTS para a América Latina, falou sobre EA Sports FC

por Thiago Barros

A inauguração de uma quadra de futebol na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, foi mais um importante passo da iniciativa FC Futures – projeto de EA Sports FC que visa auxiliar crianças e jovens de todo o mundo a terem a melhor experiência possível com o futebol.

E, para Yeray Romera, head de marketing da marca da EA SPORTS para a América Latina, o game tem justamente esta função: de ser um complemento para o esporte real. Em entrevista exclusiva ao MeuPlayStation, o executivo destacou o fato de que a companhia entende que o game ajuda a aprender mais sobre o esporte e a gerar interesse em assisti-lo e pratica-lo.

Nós vemos o videogame como um complemento da experiência de futebol. É jogar, ir ao estádio, ver na TV, jogar um Fantasy e também o videogame. Sabemos que nossa audiência aprende muito com os games. Não é só sobre lazer, mas também aprender e ter esse tipo de oportunidade. Ouvimos de pais, de treinadores de futebol, que eles tentam fazer coisas que veem no EA Sports FC. É uma responsabilidade enorme para nós, de não apenas ter um videogame bom, como ter projetos como esse, com parceiros como a Bundesliga, para comunidades como o Vidigal aqui no Brasil.

Sobre o Brasil, especificamente, Yeray destaca que é de conhecimento global a paixão pelo futebol – real e virtual – do nosso país, então nada mais justo do que ele fazer parte desse projeto tão importante de EA Sports FC.

O Brasil é um país gigante e tem uma enorme paixão por futebol. Vemos isso todos os dias, em todos os lugares do mundo. Vimos as lendas que tivemos aqui no evento jogando em vários países e sendo aclamadas por onde passam. Faz muito sentido fazer esse tipo de projeto no coração do futebol, que é o Brasil. A audiência, claro, é enorme, as crianças começam a jogar EA Sports FC desde novinhas, mais ou menos na mesma época em que começam a chutar uma bola, então é uma ótima maneira de complementar essa experiência. E, claro, quebrar essa percepção de que os videogames deixam as crianças estagnadas e não tão sociais. Pelo contrário, é uma ótima ferramenta social e com projetos como esse, temos a oportunidade de mostrar isso e conectar ao esporte.

O FC Futures tem alianças com outras grandes ligas, como Premier League e LaLiga, e organizações que usam o futebol como ferramenta de inclusão e transformação social, além de valorização do esporte em todos os seus níveis, como Soccer Aid For Unicef e UEFA Grassroots.

EA Sports FC seguirá ajudando comunidades no mundo

A iniciativa chega a seu segundo ano e não vai parar por aí. Yeray acredita que ainda há muitas pessoas que podem ser auxiliadas em todo o planeta.

Não é uma ativação comercial, é um projeto que se junta a outro projeto, com FC Futures da EA Sports e o Common Grounds da Bundesliga, unindo esforços para gerar oportunidades e criar ferramentas para comunidades que não têm tantos privilégios, em todo o mundo. Este é o Ano 2 do FC Futures e estamos trabalhando com grandes organizações, como UEFA, MLS, Ligue1, e a ideia é continuar identificando oportunidades como esta para fazer a diferença em mais ativações como essas, ajudando os jovens fãs de futebol que querem virar jogadores. Queremos apoiá-los.

Baita projeto, não é mesmo?