Tecnologia

Campanha Dublagem Viva quer regulamentação no uso de IA em dublagens

Campanha quer equilíbrio entre os avanços tecnológicos e a preservação dos empregos

por Andrei Longen
Campanha Dublagem Viva quer regulamentação no uso de IA em dublagens

Diversos dubladores profissionais do Brasil foram às redes sociais pedir a regulamentação no uso da inteligência artificial em dublagens. Trata-se da campanha Dublagem Viva, que defende atuações de voz feitas por humanos, não por recursos tecnológicos.

Com o movimento, os dubladores visam o uso equilibrado e racional da tecnologia de IA na produção de dublagens nacionais. A ideia é garantir que os empregos e a identidade da indústria audiovisual do Brasil, que tem uma cadeia produtiva gigantesca, sejam preservados.

Segundo o site do Dublagem Viva, a intenção do movimento não tem nada a ver com o impedimento dos avanços tecnológicos. Mas sim garantir que as novas ferramentas de criação [com IA] continuem sendo apenas ferramentas de trabalho. E não exatamente o criador principal de dublagens.

 A IA não deve ser usada para reproduzir vozes de atores em outros idiomas para Língua Portuguesa Brasileira com a finalidade de substituir os dubladores. É essencial preservar a expressão vocal, emoção e interpretação artística que os profissionais trazem para o processo de dublagem. A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta complementar, não como um substituto. O uso de IA na dublagem deve estar em conformidade com as leis de direitos autorais e respeitar os contratos de trabalho e acordos estabelecidos com os detentores dos direitos.

Abaixo, acompanhe algumas manifestações de dubladores participantes da campanha Dublagem Viva.

Fernanda Baronne (Viúva Negra, em Os Vingadores)

Ricardo Juarez (Kratos, em God of War)

Campanha Dublagem Viva tem apoio internacional

A campanha Dublagem Viva não tem sido restrita apenas ao Brasil. Ela também recebido apoio de diversas entidades internacionais do ramo. Entre elas:

  • Organización de Voces Unidas (OVU), do México
  • National Association of Voice Actors (NAVA), dos Estados Unidos
  • Sindicato de Actores de Voz y Voice Talents de Madrid (AVTA), da Espanha