Notícias

DLC de Cyberpunk 2077 utilizou IA para substituir voz de dublador falecido

Falecido em 2021, Miłogost Reczek também atuou como Vesemir em The Witcher 3

por André Custodio
DLC de Cyberpunk 2077 utilizou IA para substituir voz de dublador falecido

Para recriar a voz de um ator falecido em Phantom Liberty, a CD Projekt RED utilizou ferramentas de IA. Através do recurso, novas linhas de fala foram adicionadas no DLC de Cyberpunk 2077, como forma de desenvolver a história de Viktor Vektor.

Popular dublador polonês, Miłogost Reczek foi o responsável pela voz do Medicânico no jogo original e de Vesemir em The Witcher 3: Wild Hunt. Falecido em 2021 aos 60 anos de idade, o ator teria sido vítima de um câncer, estando em tratamento ativo desde 2018.

A morte de Reczek teria gerado dúvidas na CD Projekt RED. Por um tempo, o estúdio refletiu sobre alguma forma de manter Viktor em Phantom Liberty. Porém, após considerar a contratação de um novo dublador, os devs decidiram utilizar o software Respeecher.

cyberpunk 2077
Fonte: CD Projekt RED

Uso de IA em Cyberpunk 2077 foi aprovado por estúdio e familiares

De acordo com uma reportagem do Bloomberg, o diretor de localização do estúdio, Mikołaj Szwed, não ficou satisfeito com a ideia de substituir a dublagem pela voz de outra pessoa. Isso porque Reczek “era um dos melhores talentos vocais polacos” e teve um desempenho “estelar” em Cyberpunk 2077.

Dessa forma, a empresa obteve a permissão da família do ator e recebeu “muito apoio” de seus filhos.

Cyberpunk 2077: Phantom Liberty está disponível para PS5, Xbox Series e PC. Apenas o jogo base é compatível com a geração anterior de consoles.