Notícias

DualSense pode ter sensores capazes de identificar usuário, indica patente

Usuário faria login no PS5 apenas ao segurar o controle

por Vinícius Paráboa
DualSense pode ter sensores capazes de identificar usuário, indica patente

A Sony registrou uma patente do DualSense em fevereiro, que foi publicada pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) na última quinta-feira (20). O documento sugere que o controle venha com sensores capazes de identificar o usuário.

De acordo com a empresa japonesa, assim que o jogador segurar o dispositivo, os sensores do gadget transmitiriam dados via telemetria ao PlayStation 5. Dessa forma, o sistema conseguirá saber quem está utilizando o console.

DualSense

A ideia por trás desta patente surgiu pois o objetivo da Sony é aumentar a segurança e privacidade do gamer na next-gen. O documento cita que os usuários da PlayStation fazem logins em consoles diferentes dos seus, pois assim, podem usar seus próprios saves e outros conteúdos.

Entretanto, logar em outro hardware talvez obrigue o jogador a escrever sua senha, potencialmente, na frente de uma ou mais pessoas. Além disso, há o risco de esquecer de deslogar do PlayStation em questão, dando a chance do dono do videogame (ou ouros indivíduos) acessar as informações daquela conta.

A tecnologia mencionada na patente do DualSense seria a solução para o problema. Bastaria o usuário segurar o controle, para ele o reconhecer e fazer o login no PS5. Não existiria necessidade de digitar senhas ou algo parecido. Por fim, ao passar o dispositivo para outra pessoa, o sistema automaticamente faria o “log out”.

Patente não significa que DualSense será assim

Também é válido notar: patentes não significam necessariamente que o recurso se fará presente na next-gen. O registro apenas mostra que a companhia, no mínimo, estudou a tecnologia em questão. E, obviamente, registrou a tecnologia para o possível caso de querer usar no futuro – ou garantir os direitos dela, caso alguém a “copie”.

O PS5 chega no fim de 2020.