Notícias

Flop! Dragon Age: The Veilguard vendeu só 50% do esperado pela EA

Mais recente título de uma franquia de sucesso, The Veilguard não passou de 1,5 milhão de jogadores

por Thiago Barros
Flop! Dragon Age: The Veilguard vendeu só 50% do esperado pela EA

A EA revelou que Dragon Age: The Veilguard ficou bem abaixo das expectativas internas da empresa em termos comerciais. No relatório preliminar sobre os resultados financeiros do terceiro trimestre do ano fiscal de 2025, a publicadora indicou que precisou revisar suas previsões de receita tanto para o trimestre quanto para o ano fiscal, depois que o aguardado retorno da franquia não alcançou o desempenho esperado.

Com cerca de 1,5 milhão de jogadores durante o trimestre, The Veilguard registrou quase 50% menos jogadores do que o esperado, conforme relatado pela EA. Esse desempenho impactou diretamente nas projeções financeiras, que agora foram ajustadas para valores entre US$ 7 bilhões e US$ 7,15 bilhões em reservas líquidas anuais, abaixo da faixa estimada anteriormente de US$ 7,5 bilhões a US$ 7,8 bilhões. Para o trimestre, a expectativa caiu para US$ 2,21 bilhões.

“Apesar de termos lançado experiências e jogos de alta qualidade durante o terceiro trimestre, os desempenhos de Dragon Age e EA Sports FC 25 não atingiram nossas metas de reservas líquidas”, declarou Andrew Wilson, CEO da EA. Por outro lado, ele destacou que a empresa segue otimista em relação ao futuro: “Estamos confiantes na estratégia de longo prazo e acreditamos em um retorno ao crescimento no ano fiscal de 2026, com base em nosso pipeline de lançamentos”.

Responsável por The Veilguard deixou a EA

Dragon Age: The Veilguard, lançado em 31 de outubro de 2024, até foi bem recebido pela crítica, mas não conseguiu conquistar o público esperado. A saída recente de Corine Busche, após 18 anos na BioWare, também marca um momento de transição para o estúdio. Busche deixou a empresa em busca de novos desafios, enquanto a franquia Dragon Age enfrenta o desafio de reconquistar seu público fiel e se reafirmar no mercado.