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Diretor de PUBG fala sobre atualização em Miramar: “não podia se tornar tedioso”

Atualização 25.1 trouxe uma reformulação no mapa de Miramar; dev comenta sobre o update em entrevista ao MeuPS

por Vinícius Paráboa
Diretor de PUBG fala sobre atualização em Miramar:

A atualização 25.1 de PUBG: Battlegrounds chegou aos consoles em 17 de agosto, com destaque para a reformulação no clássico mapa de Miramar. Agora, o local conta com novos pontos de interesse, além de mecânicas de gameplay inéditas.

Com essas novidades, o MeuPS teve a oportunidade de entrevistar Taehyun Kim, o diretor de produção in-game do título. Entre as questões abordadas, o dev falou sobre os objetivos com as mudanças, o futuro do battle royale e muito mais. Confira abaixo:

Poderia se apresentar?

Eu [Taehyun Kim] ingressei na equipe do PUBG em 2016. Comecei como desenvolvedor de mundos e agora ocupo o cargo de diretor de produção in-game, liderando o desenvolvimento geral do PUBG: BATTLEGROUNDS na PUBG STUDIOS.

Miramar é um dos mapas mais antigos de PUBG: BATTLEGROUNDS. Por que vocês entenderam que ele precisava de mudanças? Quais foram os seus objetivos com a reformulação?

Em PUBG: BATTLEGROUNDS, os mapas podem moldar a jogabilidade e transformar a experiência do jogador. Por isso, eles são muito importantes, se mostrando diferentes de quaisquer outros jogos. O charme dos mapas antigos reside na sua familiaridade. Mas quando essa familiaridade se transforma em tédio, a vantagem se torna um defeito. Fizemos essas atualizações mantendo os elementos centrais de cada mapa, com o objetivo de proporcionar uma experiência que é familiar mas divertida de uma nova forma.

Espero que Miramar atualizado ofereça aos jogadores mais oportunidades de loot no início do jogo, várias rotas de movimento e escolhas estratégicas sem comprometer o conceito original do mapa e a sua jogabilidade única. Nosso objetivo é quebrar o meta rotineiro e tornar Miramar mais acessível a todos os jogadores.

Qual foi sua principal preocupação ao atualizar Miramar?

Esta atualização concentra-se em afinar e melhorar as funcionalidades existentes em vez de implementar uma mudança em grande escala. Historicamente, Miramar apresentava inúmeros desafios aos jogadores: navegar em terrenos difíceis, participar em combates complexos e criar estratégias em paisagens desafiadoras. Com esta atualização, o nosso objetivo é diversificar a experiência de jogo ao introduzir várias melhorias visuais e ao incorporar novos conteúdos ao mesmo tempo que preservamos o espírito hardcore de Miramar.

Trabalhamos para melhorar o terreno de Miramar, combinando uma maior variedade de rotas estratégicas para aliviar as dificuldades relacionadas com o movimento dos jogadores. No primeiro passo em direção a esse objetivo, simplificamos ou removemos completamente certas áreas do mapa que estavam sendo pouco utilizadas ou eram isoladas demais. Refizemos meticulosamente elementos do mapa que eram inconsistentes com os dados de jogo acumulados e o feedback dos jogadores. O nosso objetivo é aumentar o espectro de possibilidades para os jogadores dentro de um mapa visualmente melhorado. Além disso, investimos muito esforço na otimização.

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As tempestades de areia certamente muda a jogabilidade em Miramar. Ela será de alguma ajuda para os jogadores?

Quando reforçamos o conceito de neve no mapa de Vikendi no ano passado, projetamos e adicionamos a Tempestade de Neve acompanhada de ventos fortes e tempestades de neve. Isso nos levou a pensar em um novo recurso que se adequasse ao ambiente natural de Miramar, e tivemos a ideia da tempestade de areia. Por ser um fenômeno natural causado pela natureza geográfica de Miramar, a Tempestade de Areia funciona separadamente do clima dinâmico.

O que a Tempestade de Areia mais afeta é a visibilidade. Quando ela aparece, obstrui a visibilidade dos jogadores até certo ponto. Se isso acontecer durante o combate, a visão limitada poderá alterar a dinâmica do combate. Além disso, a tempestade consome gradualmente a saúde dos jogadores, independentemente da localização, seja em um veículo ou em um prédio, além de diminuir um pouco a velocidade de movimento. As fortes rajadas de vento extinguem granadas de fumaça e molotovs, enquanto a eletricidade estática gerada pelo intenso atrito das areias em redemoinho torna inoperantes equipamentos eletrônicos como Jammer Packs, Drones, Spotter Scopes, Torres de Chip Azul e Transmissores de Chip Azul.

Quando a tempestade de areia é ativada, aparece uma mensagem de aviso no jogo e sua localização é marcada no mapa do mundo, permitindo que os jogadores adivinhem sua direção e caminho. Talvez você queira verificar a sua localização e traçar uma rota ao redor da tempestade ou realizar uma jogada estratégica utilizando-a.

Em relação às tirolesas, como você e seu time tiveram essa ideia? Por que você acha que isso se encaixa bem no mapa?

Em Miramar, os combates de médio/longo alcance ocorrem com frequência e é difícil abater os inimigos rapidamente devido ao terrenos elevados. Além disso, aqueles que não têm veículo são frequentemente mortos enquanto se deslocam para outro local por um inimigo no lado oposto. As tirolesas me surgiram como ideia quando estávamos tentando encontrar maneiras de melhorar as situações acima e fazer algumas alterações na jogabilidade.

Com a introdução das tirolesas, os jogadores podem se movimentar estrategicamente pelas ilhas e pelos vários pontos de Miramar em um ritmo acelerado. Locais de difícil acesso, como áreas protegidas por inimigos, podem ser invadidos de forma rápida e furtiva por meio das tirolesas. O recurso não apenas acrescenta uma camada empolgante à dinâmica de combate, mas também visa a atenuar o terreno desafiador de Miramar.

Qual foi sua mudança favorita aplicada à Miramar?

Gosto muito de cada aspecto dessa atualização. Se eu tivesse que escolher, seria a Tempestade de Areia. Acredito que o vento de areia que atravessa o mapa é o elemento ambiental mais adequado para o ambiente único de Miramar. Ela corta a saúde, diminui a velocidade de movimento e obstrui a visibilidade dos jogadores dentro do jogo, além de impedi-los de usar dispositivos eletrônicos. Apesar de tudo isso, a Sandstorm pode oferecer uma chance para os jogadores aproveitarem a jogabilidade estratégica. Em determinadas situações, utilizar a Tempestade de Areia a seu favor pode mudar completamente o curso do jogo.

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Com PUBG sendo um sucesso global desde seu lançamento, que novidades podemos esperar para o futuro (além da reformulação de Miramar)?

É importante lançar um novo mapa, mas também é importante aperfeiçoar os mapas existentes e melhorar a jogabilidade neles, já que os jogadores continuam nesses mapas. Já fizemos várias atualizações de mapas antes, mas os jogadores não ficaram satisfeitos devido à pequena escala e às poucas alterações. A partir da atualização de Miramar, faremos os mesmos esforços em outros mapas. Para oferecer aos jogadores uma experiência de jogo familiar, mas renovadora, atualizaremos os mapas mantendo seus elementos principais intactos.

PUBG: Battlegrounds está disponível, de forma gratuita, para PS4, PS5, Xbox Series, Xbox One e PC.