Notícias

Diretor de Persona e Metaphor: “ver reações não faz bem pra cabeça”

Katsura Hashino não tem redes sociais e não fica procurando o que estão falando sobre Persona e Metaphor

por Thiago Barros
Diretor de Persona e Metaphor:

Feedback. Palavra que pode trazer o paraíso ou o inferno para qualquer pessoa. Mas sabe aquela história de “elogios não me elevam, críticas não me rebaixam”? Então, o diretor de Metaphor: ReFantazio e Persona, em entrevista à Famitsu, revelou que não gosta de ficar vendo muito as reações aos seus jogos – porque isso pode mexer com sua cabeça.

O desenvolvedor explicou como as críticas e as redes sociais podem ser prejudiciais para o bem-estar. Embora o mundo online tenha facilitado para os desenvolvedores saber o que os jogadores pensam de seus jogos, Katsura Hashino explica que “tenta não se preocupar tanto” com o feedback. Ele não evita completamente, no entanto. Logo após o lançamento, claro que ele deu uma olhadinha.

“Não é como se eu pudesse ajustar [o jogo] com base no que vejo”, descreve Katsura. “Quando preciso procurar algo, faço isso rapidamente de uma vez, porque ficar constantemente olhando as reações não faz bem para a saúde mental.”

Katsura garantiu ainda que não faz a famosa ego search (procurar pelo seu nome ou o de seus jogos nas redes sociais para ver o que estão falando), nem usa redes sociais de modo geral.

Janela de lançamento de Persona 6 pode ter sido antecipada

A Atlus pode ter mexido na janela de lançamento de Persona 6. O título ainda não foi oficialmente apresentado pelo estúdio, mas ele tem chances de chegar antes do previsto pelos primeiros rumores — em algum momento do inverno de 2025. Leia mais aqui.