Diretor de Metaphor confia nos RPGs por turnos: “têm futuro”
Em uma entrevista ao PC Gamer, Kenichi Goto, diretor de combate de Metaphor: ReFantazio, comentou sobre o futuro dos RPGs
O gênero de combate por turnos pode gerar opiniões divididas entre os jogadores. Enquanto alguns preferem a intensidade dos combates em tempo real, outros apreciam a pausa estratégica que esse modelo oferece, algo que tem sido demonstrado pelo sucesso de títulos recentes como Baldur’s Gate III e Metaphor: ReFantazio. E um dos diretores deste segundo jogo acredita que este tipo de obra seguirá bem relevante.
Em uma entrevista ao PC Gamer, Kenichi Goto, diretor de combate de Metaphor: ReFantazio, comentou sobre o futuro dos RPGs e o rumo que o gênero pode tomar. “Não acho que seja uma questão de qual é melhor que o outro. Acredito que tanto os combates por turnos quanto os de ação podem coexistir e funcionar bem no mesmo contexto”, disse ele.
Nos últimos anos, tem-se ouvido que os sistemas por turnos estão ultrapassados, algo que Goto compreende, mas não concorda completamente. “Como criador, comecei a sentir que esse estilo de combate estava ficando obsoleto. E realmente percebi nas reações dos fãs que essa ideia estava ganhando força.”
No entanto, ele acredita que os sistemas por turnos podem se adaptar e continuar sendo relevantes para os gamers de hoje. “Acredito que é possível manter um gênero antigo fresco, entendendo o que os jogadores modernos buscam e, ao mesmo tempo, preservando a essência do que se quer alcançar”, afirmou. “Eu pessoalmente acredito que os jogos por turnos ainda têm um longo caminho pela frente.”
Metaphor “vendeu bem”, segundo a SEGA
Recentemente, a SEGA destacou o desempenho acima do esperado de Sonic x Shadow: Generations e Metaphor: ReFantazio durante uma sessão com investidores. Os títulos, junto com vendas de DLCs e jogos do catálogo, ajudaram a companhia a revisar sua previsão de receita para um patamar mais alto. Leia mais aqui.