Notícias

Diretor de Helldivers 2 critica “estado ridículo” da indústria de games

Johan Pilestedt, diretor criativo de Helldivers 2, falou em "ciclos de morte e renascimento" de forma "desnecessariamente brutal"

por Thiago Barros
Diretor de Helldivers 2 critica

Johan Pilestedt, diretor criativo de Helldivers 2, criticou o estado “ridículo” da indústria dos videogames, que constantemente passa por “ciclos de morte e renascimento” de forma “desnecessariamente brutal” nos últimos anos.

Durante uma apresentação na GDC, conforme relatado pelo Eurogamer, Pilestedt destacou o problema recorrente das demissões em massa, mesmo com mais pessoas jogando videogames do que nunca. Para ele, a raiz dessa crise está na abordagem excessivamente cautelosa de publishers e desenvolvedores, que não acompanham a diversidade crescente dos jogadores.

“A indústria dos games está presa em um ciclo vicioso de morte e renascimento. De tempos em tempos, demitimos milhares de pessoas e ninguém entende o motivo. Acredito que isso acontece porque nos tornamos repetitivos. Esse ciclo se tornou brutal de forma desnecessária porque não diversificamos o suficiente. Precisamos criar mais tipos de jogos, pois há mais jogadores do que nunca e, mesmo assim, os estúdios não conseguem se manter. Isso é ridículo. Se todo mundo parasse de fazer battle royales e investisse em diferentes gêneros, não estaríamos nessa situação.”

O diretor também apontou sua crítica aos investidores e publishers, que seguem tendências e, quando os projetos falham, decidem quem será demitido. Ele citou a ganância das grandes empresas como um dos principais problemas da indústria, algo que já foi mencionado por Swen Vincke, CEO da Larian Studios.

Diretor de Helldiveres 2 critica falta de inovação

“Muitos publishers – desculpem, meus amigos publishers – tentam jogar pelo seguro, apostando em fórmulas seguras. Mas posso garantir que essas apostas seguras são uma sentença de morte para os estúdios que tentam segui-las. Estamos em um negócio que exige riscos, e sem correr riscos, não há como alcançar o sucesso. Poucos acreditavam que Helldivers poderia dar certo, e aqui estamos.”

A declaração de Pilestedt ecoa o sentimento de frustração de muitos profissionais da indústria, que enfrentam incertezas constantes enquanto a audiência gamer continua a crescer.