Dificuldade de Final Fantasy XVI foi influenciada pelo “orgulho gamer” de produtor
Naoki Yoshida "odeia" quando o jogo pergunta se o player quer alterar a dificuldade
Final Fantasy XVI terá uma abordagem mais voltada para ação do que qualquer outro game da série. Para ajudar os fãs que não estão acostumados a esse tipo de gameplay, o título virá com um sistema de dificuldade variável: ao invés de selecionar uma opção (fácil, médio ou difícil) no menu, o nível mudará conforme o jogador usar diferentes equipamentos.
O produtor Naoki Yoshida concedeu entrevista ao GameSpot para tratar do assunto. Segundo ele, a ideia dessa dificuldade variável veio do seu próprio “orgulho gamer”.
Eu farei 50 anos em 2023. Dito isso, me considero um gamer e tenho um orgulho gamer. Em um jogo, você sempre chega naquela parte no começo, que diz ‘Selecione a dificuldade: fácil, médio ou difícil’. Novamente, tenho meu orgulho gamer, então jamais escolherei ‘fácil’. Sempre vou em ‘médio’ ou ‘difícil’. Então, quando você morre a primeira vez, [o jogo] te pergunta: ‘Quer mudar a dificuldade para fácil?’ Eu odeio isso. Tenho meu orgulho gamer e eu odeio isso.
Yoshida queria criar um sistema no qual não faz o jogador se sentir insultado, então pediu ajuda ao diretor Hiroshi Takai e ao diretor de combate Ryota Suzuki. Como resultado, a equipe elaborou cinco acessórios especiais relacionados a algum desafio no qual o player pode ter dificuldade de superar. Por exemplo, um anel usa suas poções automaticamente, enquanto outro faz o personagem acertar combos complexos com apenas um botão do controle.
Existem cinco anéis, mas apenas três espaços para equipá-los. A partir daí, quem decide as prioridades de gameplay é o jogador: quer desviar facilmente de um ataque? Use o anel de evasão. Prefere performar combos insanos sem muitos problemas? É só colocar o anel de ataque.
- Anel de assistência: autocomanda o cão Torgul
- Anel de foco: deixa o tempo lento antes de um ataque adversário
- Anel de ataque: permite fazer combos com um só botão
- Anel de evasão: desvia automaticamente dos ataques inimigos
- Anel de cura: usa poções automaticamente quando a vida está baixa
Vale mencionar que não é necessário usar esses anéis. Os devs até encorajam os jogadores a deixá-los de lado, conforme eles entenderem as mecânicas de gameplay. Takai disse o seguinte:
No começo vamos te ajudar, mas uma vez que você se acostume com os controles e tenha confiança nas suas habilidades, tire os anéis de ajuda e coloque os que aumentam o seu poder.
Final Fantasy XVI será lançado em 22 de junho para PS5.
Demo de Final Fantasy XVI?
Ainda não há nada confirmado, mas Final Fantasy XVI pode ter uma demo duas semanas antes de sua estreia oficial. Entenda essa história através deste link!