Notícias

Diablo IV: versão interna do jogo representa marco significativo, diz diretor

Nova atualização trimestral trouxe informações sobre mecânicas de itens e um novo sistema de progressão: o Quadro de Excelência

por Vítor Amorim Heringer
Diablo IV: versão interna do jogo representa marco significativo, diz diretor

A Blizzard compartilhou, nesta terça-feira (21), um novo artigo de atualização trimestral sobre o desenvolvimento de Diablo IV. Segundo o diretor Joe Shely, o jogo passa por testes internos em uma versão que representa um “marco significativo” para a produção.

Dessa forma, a publicação conta com muitas novidades, como elementos-chave da mecânica de itens e o novo sistema de progressão de personagem na fase final de jogo: o Quadro de Excelência.

Fizemos grandes avanços, com cada versão do jogo contando com uma série de conteúdos expandidos, arte nova, alterações de balanceamento e outras modificações. A equipe está atualmente testando uma versão interna do jogo que representa um marco significativo. Isso significa que temos muito para compartilhar com vocês hoje, então vamos lá.

Diablo IV: versão interna do jogo representa marco significativo, diz diretor
Versão de teste atual de Diablo IV atingiu marca importante. Fonte Blizzard

O primeiro ponto destacado por Joe Piepiora, líder de design de sistemas do RPG, é o retorno dos afixos de avanço de nível de habilidades. Encontrar itens com este bônus pode acelerar o processo de descobrir skills novas e não precisar montar uma build complexa.

Ao equipar um item com um afixo de avanço de nível de habilidade para uma habilidade que ainda não foi aprendida, os jogadores terão acesso a essa nova habilidade. É uma ótima maneira de testar novas habilidades antes de poder investir nelas. Ter a sorte de conseguir uma habilidade que gostaria para sua build dez níveis antes do acesso normal é um grande bônus!

Além disso, em Diablo IV haverá como encontrar poderes lendários em anéis, peitorais ou capacetes, não sendo mais necessário buscar um tipo de item específico.

Caso os players desejem transferir uma habilidade de um equipamento para outro, eles poderão consultar o “Ocultista”. O personagem será fundamental para personalizar os itens favoritos com os melhores poderes disponíveis do título.

O Ocultista é capaz de extrair um poder lendário de itens lendários, cristalizando-o como Essência e destruindo o item no processo. Essa Essência pode ser implantada em outro item lendário, substituindo o poder presente no item naquele momento. O material de Essência também pode ser armazenado para uso posterior. Itens únicos não podem ser modificados dessa forma, mantendo as características de fantasia intactas e, como o nome diz, únicas.

1
Bônus de habilidades poderão ser transferidos entre itens. Fonte Blizzard

Novo sistema de Diablo IV: Quadro de Excelência

A Blizzard revelou que Diablo IV terá uma “forte ênfase” na personalização de builds. O intuito é oferecer muita liberdade de progressão para os jogadores criarem o seu próprio estilo de jogo. O sistema “Quadro de Excelência” surgiu neste pensamento, para formar um conjunto customizado de habilidades.

O Quadro de Excelência desbloqueia para cada classe no nível 50 e é um resultado desse foco. Seu herói começa a jornada pelo sistema de Excelência no bloco inicial central do quadro introdutório da classe, e, a partir daí, você faz seleções que definirão o caminho. Quando o herói chegar a um bloco de portão, você escolherá o novo quadro de Excelência que deseja conectar a ele. O resultado desejado é um conjunto personalizado de bônus que fortalecerá o herói e honrará sua dedicação à progressão dele, permanecendo divertido de ajustar ao longo de muitos jogos.

Atualização de Diablo IV
Sistema de Quadro de Excelência de Diablo IV promete mais liberdade na progressão.

O novo sistema de Diablo IV conta com três níveis de blocos (normais, raros e lendário) e dois tipos (fixos e conectados). Para liberá-los, é necessário gastar pontos de experiência obtidos pela XP ganha durante o jogo. Confira a explicação dos níveis dos blocos:

  • Blocos normais: esses blocos são simples, fornecendo um bônus de atributo pequeno, mas significativo. Os blocos normais são conectores e podem ser encontrados em todo o quadro, sendo bastante comuns.
  • Blocos raros: os blocos raros oferecem bônus significativos de poder. Ao entrarem no Quadro de Excelência pela primeira vez, esses blocos são um ótimo objetivo para os jogadores, especialmente depois que você já ajustou a build para objetivos específicos. Blocos raros têm poderes adicionais que são desbloqueados quando um herói aumenta um atributo até o nível necessário, exigindo algumas escolhas no seu caminho pelo quadro.
  • Bloco lendário: após o primeiro Quadro de Excelência, cada novo quadro tem um único bloco lendário que pode ser encontrado no centro. Os blocos lendários concedem um novo poder lendário ao personagem que o obtém.

O artigo da atualização trimestral de Diablo IV também conta com alguns detalhes técnicos de efeitos visuais. Para ler o texto completo (em PT-BR), clique aqui.