Notícias

Diablo IV terá importantes aprimoramentos no som para maior imersão

O áudio "sustenta a narrativa e conecta os jogadores com o personagem", segundo dev do RPG

por Vítor Amorim Heringer
Diablo IV terá importantes aprimoramentos no som para maior imersão

Nesta quinta-feira (07), a Blizzard Entertainment publicou uma atualização trimestral de Diablo IV, para informar como anda o desenvolvimento do game. Desta vez, a publisher focou em explicar como está aprimorando o som para a sequência e, assim, passar ainda mais imersão no gameplay. Além disso, apresentou Joe Shely como o novo diretor, após a saída de Luis Barriga.

Kris Giampa, supervisor de som de Diablo IV, foi o responsável por passar todas as novidades na produção do game. Para ele, a trilha sonora é o “elemento invisível que sustenta a narrativa e conecta os jogadores com o personagem e às ações no jogo“. Ele também compartilhou um vídeo de barulhos do ambiente:

Segundo o dev, a editora uma mixagem de áudio “mais clara e impactante que se adapta às situações“, mas também respeitando o tom sombrio e violento da franquia.

Um dos nossos principais objetivos como designers de som é criar efeitos sonoros da mais alta qualidade para reprodução em tempo real que pareçam verossímeis, conectados ao mundo do jogo e relacionados ao que está acontecendo. A aleatoriedade do áudio é crucial para a jogabilidade. Se você parar para pensar, no mundo real nunca ouvimos uma coisa exatamente do mesmo jeito duas vezes por causa do ambiente em que estamos e da posição da origem do som. […] Assim, como designers de som para videogames, sempre tentamos implementar variações sutis e aleatórias não só no próprio design de som, mas também nos momentos em que os sons ocorrem no jogo. Quando fazemos um bom trabalho, isso costuma passar despercebido, mas contribui para a imersão no mundo do jogo, junto com os gráficos incríveis, a história e a experiência completa.

Outra meta para Diablo IV é incluir som em tudo que ocorre na tela. Para isso, a equipe do game se dedicou por “incontáveis horas a sonorizar quase tudo que você vê e não vê, mas de uma forma sutil o bastante para evitar distrações e parecer natural“.

Mais novidades no áudio de Diablo IV

O supervisor de som do RPG destaca ser “divertido” trabalhar com o áudio de monstros. Segundo ele, os movimentos e suas vozes estarão mais associados ao mundo do título. Além disso, como haverá inúmeras criaturas diferentes, é necessário os mais diversos tipos de trabalhos para criar a combinação perfeita.

O som do Espectro Arbóreo, por exemplo, foi quase todo criado a partir de rangidos e sons de madeira extremamente processados e selecionados para transmitir emoção. Foi muito divertido criar o som do Espectro Arbóreo, porque são muitos sons bizarros e crepitantes de madeira, com um toque de tom humano grave por trás.

Diablo IV terá entre os seus destaques um grande mundo aberto com ambientação própria para a imersão dos jogadores. Novamente, os sons únicos e as leves mudanças serão os principais recursos para deixar os mapas mais “vivos”.

Como os jogadores podem passar muito tempo no mundo aberto, queríamos dar a cada região externa ambientes com sons únicos e mudanças sutis no áudio ao longo do tempo. Para isso, usamos sistemas como oclusão em tempo real e reverberações de alta qualidade, além de atrasos e ecos que reagem ao ambiente.

O dev também compartilhou uma série de outros vídeos com imagens estáticas das trilhas sonoras já criada para o game. Dessa maneira, os players podem entender o impacto dos aprimoramentos no áudio.

A publicação também revela alguns outros detalhes como a mixagem de som e a interação com objetos quebráveis, assim como mais vídeo do desenvolvimento. Confira aqui!

Diablo IV será lançado para PS4, Xbox One e PC. Até o momento, não possui data de estreia.