Notícias

Dev de Apex diz não interagir com fãs devido à toxicidade da comunidade

Daniel Klein acredita que a Internet pode ser "incrível e uma maldição" ao mesmo tempo

por Vítor Amorim Heringer
Dev de Apex diz não interagir com fãs devido à toxicidade da comunidade

Em um longo relato no fórum Reddit do Apex Legends, o designer de jogos da Respawn Entertainment, Daniel Klein, disse que muitos devs não querem interagir online com os jogadores por conta da toxicidade da comunidade gamer. A discussão começou após um fã perguntar o motivo dos profissionais da área não interagirem muito na Internet.

Klein comparou como as mídias sociais mudaram a forma de comunicação das empresas nas últimas décadas. Além disso, considera que é “errado” os estúdios exigirem que os funcionários se envolvam com sua comunidade nas redes sociais, como ele faz na de Apex Legends.

Então, ser um jogador em 2020 é muito diferente de ser um jogador nos anos 1990, quando eu era criança. A Internet nos conecta, as mídias sociais nos permitem falar diretamente com as pessoas que jogam os jogos em que trabalhamos, o streaming nos permite basicamente estar na sua sala de estar assistindo você jogar. Isso pode ser incrível e uma maldição ao mesmo tempo. Infelizmente, algumas pessoas são idiotas irredimíveis na Internet e deixarão sua raiva em um jogo fazer com que façam coisas terríveis.

O designer de Apex Legends continuou dizendo que os devs podem ter até traumas psicológicos graves com a grande pressão de certos fãs.

Por essas razões, acho errado exigir que seus funcionários acessem as redes sociais e interajam diretamente com os jogadores. Mesmo que não seja tão ruim quanto o que citei, a enxurrada constante de negatividade e as pessoas dizendo que você é péssimo no seu trabalho, pedindo para ser demitido, xingando você, etc. – isso vai te cansar e as pessoas às vezes podem ter um trauma psicológico grave quando se sentem pressionados a se expor a essa negatividade, mesmo quando não se sentem à vontade para isso.

Apesar de toda negatividade, Klein diz que se comunicar com os fãs traz “energia e felicidade” para ele. Quando precisa de um tempo, simplesmente ignora as redes sociais.

Pessoalmente, decidi depois de um pouco mais de 14 anos no desenvolvimento de jogos que estou bem com as compensações. Falar diretamente com os jogadores sobre as coisas em que estou trabalhando me dá tanta energia e felicidade que aprendi a bloquear a negatividade. E quando sinto que não posso, apenas faço uma pausa nas redes sociais.

Apex Legends pode ir além do Battle Royale

Em entrevista ao site Eurogamer, o diretor de Apex Legends, Chad Grenier, comentou que o jogo pode ir além do Battle Royale, dizendo que o foco da atual da Respawn Entertainment é manter a qualidade no curto prazo, mas que já estão pensando no futuro do título, como “outras formas de jogar Apex”.

Grenier também mencionou que os modos temporários e eventos são possíveis pontos de partida para futura atualização de Apex Legends e que pode expandir o jogo, como o modo tempo limitado chamado “Ponto-quente”, que chegou no dia 6 de outubro.