Notícias

Devs explicam como PS5 é melhor do que o Series X em alguns jogos

Digital Foundry conversou com desenvolvedores e entendeu os motivos para o PS5 ter desempenho melhor, mesmo com specs abaixo

por Thiago Barros
Devs explicam como PS5 é melhor do que o Series X em alguns jogos

A Microsoft vende o Xbox Series X, desde seu lançamento, como “o console mais poderoso”. O que é uma verdade, se considerarmos que ele, de fato, possui um hardware mais “potente” do que o hardware do PS5 e, claro, do Nintendo Switch. Contudo, com certa frequência, vemos análises de games rodando melhor no aparelho da Sony. Por que?

Em termos de especificações técnicas, o Series X é sem dúvida o console mais poderoso no mercado. Sua GPU atinge 12 teraflops, complementada por uma largura de banda de memória que vai até 560GB/s. Já o PlayStation 5 oferece “só” 10.23 teraflops de poder computacional na GPU, alimentado por 448GB/s de largura de banda.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Por isso, o site Digital Foundry, especializado justamente neste tipo de conteúdo, foi atrás de desenvolvedores para entender os motivos que possibilitam um melhor desempenho no PS5.

PS5 oferece combinação irresistível

O primeiro ponto seria um acesso maior ao nível da API proporcionado pelo desenvolvimento no PlayStation, o que significa que os criadores de jogos obtêm mais do hardware.

“A principal razão que ouvimos dos desenvolvedores diz respeito à natureza do ambiente de desenvolvimento da Sony. Mais de um desenvolvedor chave de jogos AAA nos diz que o compilador de GPU do PlayStation é significativamente mais eficiente do que a alternativa da Microsoft, o que significa uma melhor utilização do hardware gráfico”, explica o DF.

A segunda razão já foi citada por Mark Cerny em março de 2020, quando revelou as especificações técnicas do PlayStation 5. Embora o console possa ter menos unidades de computação do que seu rival – 36 contra 52 – toda a GPU roda mais rápido, o que significa que certas tarefas serão completadas mais rapidamente, melhor adequando-se a certos designs de motores de jogo.

“Portanto, com base em nossas conversas, a combinação de um compilador de GPU mais eficiente, APIs de nível mais baixo e maiores velocidades de clock permite que o PlayStation 5 iguale ou até mesmo exceda as saídas do Xbox Series X em alguns cenários”, completa a análise.