Notícias

Devs de PUBG ameaçam “ação adicional” contra Epic Games de Fortnite

Que cheiro de treta!

por Daniel dos Reis
Devs de PUBG ameaçam

Playerunknown’s Battlegrounds é um sucesso inquestionável. Desde seu lançamento, por meio da modalidade early access da Steam, o título coleciona recordes de jogadores e outros números impressionantes.

O sucesso, claro, motivou outros estúdios a trabalharem na oferta de propostas semelhantes em seus produtos. GTA V por exemplo, foi um dos jogos que pegou carona no sucesso game, lançando o modo Motor Wars (relembre aqui). Mas nenhuma das inspirações ofereceu uma proposta tão similar como Fortnite.

No começo deste mês, a Epic Games disponibilizou o modo Battle Royale, um modo muito similar ao famoso PUBG. Relembre:

Novo modo inspirado em PlayerUnknown’s Battlegrounds chega a Fortnite

Os próprios desenvolvedores fizeram questão de explicar que houve uma clara inspiração no game da Steam. “Nós adoramos jogos de batalha como o PUBG e pensamos que Fortnite seria uma base excelente para a nossa própria versão“, declarou o estúdio em seu Blog Oficial.

No entanto, quem não gostou nadinha dessa ‘inspiração’ foi a Bluehole Studio, estúdio responsável por Playerunknown’s Battlegrounds. Por meio de um comunicado à imprensa, a equipe expressou preocupação, reforçando que pode tomar alguma “ação” contra a Epic Games.

Tivemos um relacionamento contínuo com a Epic Games em todo desenvolvimento de PUBG, pois eles são os criadores da Unreal Engine 4, motor gráfico que utilizamos….Estamos preocupados que Fortnite possa estar replicando a experiência pela qual PUBG é conhecido – Chang Han Kim, vice-presidente da Bluehole.

Fato curioso, já mencionado por Kim, é que Playerunknown’s Battlegrounds foi desenvolvido usando uma tecnologia da própria Epic Games, a famosa Unreal Engine 4, a mesma de Final Fantasy VII Remake, Street Fighter V, Days Gone e muitos outros. E o executivo vai ainda mais longe e pontua que a Epic Games fez várias referências ao seu jogo para promover Fortnite, tudo sem autorização da Bluehole.

Nós também percebemos que o Epic Games faz referência à PUBG na promoção da Fortnite para sua comunidade e nas comunicações com a imprensa. Isso nunca foi discutido conosco e não achamos que esteja certo – pontuou.

Ainda não está claro quais seriam estas supostas “ações” a serem tomadas. A Epic Games não se manifestou sobre o assunto.

E você, o que acha disso tudo?