Notícias

Ian Hetherington, nome importante no desenvolvimento do PS1, falece aos 69 anos

Dev também era um dos cofundadores da Psygnosis e trabalhou em jogos como Wipeout e Shadow of the Beast

por Vítor Amorim Heringer
Ian Hetherington, nome importante no desenvolvimento do PS1, falece aos 69 anos

Ian Hetherington, um dos nomes mais importantes no desenvolvimento do PS1 e cofundador da Psygnosis, faleceu aos 69 anos na última terça-feira (14). A informação foi reportada pelo jornalista Jaz Rignall, através de Jonathan Ellis, também cofundador da Psygnosis.

No Twitter, o profissional de comunicação exaltou os trabalhos de Hetherington, como Wipeout e Shadow of the Beast. Além disso, destacou que ele fará muita falta.

Acabei de ouvir a notícia via Jonathan Ellis de que seu colega co-fundador da Psygnosis, Ian Hetherington, faleceu ontem. Ian ajudou a dar vida a alguns jogos incríveis, incluindo Shadow of the Beast, Wipeout, Destruction Derby, Colony Wars e Lemmings. Ele fará muita falta.

Através da Psygnosis, Hetherington influenciou diretamente na tecnologia usada no PS1. Em 1998, ele saiu da empresa e formou a Evolution Studios, que ajudou na publicação dos jogos de corrida WRC e MotorStorm. O executivo saiu em 2007 de sua companhia para integrar cargos importantes na Realtime Worlds, Midoki e Immotion Group.

Homenagens a Ian Hetherington, nome importante no desenvolvimento do PS1

Jonathan Ellis (via LinkedIn)

Ian e eu compartilhamos muitas aventuras juntos, sendo não menos importante Psygnosis e a Sony/PlayStation. Tempos extraordinários e emocionantes. Ele tocou e inspirou tantos de nós de uma forma tão positiva e extraordinária; isso e as muitas coisas que ele alcançou e a alegria que essas conquistas trouxeram aos outros continuarão afetando tantos de nós que conhecemos e muitos outros para as gerações futuras. Com muito amor para ele e sua família.

Richard Browne (Chefe de projetos externos da Digital Extremes)

É muito triste saber que Ian Hetherington faleceu. Uma verdadeira lenda da indústria de jogos e um cara adorável. Tive o prazer de trabalhar com Ian em várias ocasiões… em Psygnosis e depois em Curly Monsters. RIP Ian. Mais profundas condolências aos seus entes queridos.

Firesprite (um dos mais novos estúdios da PlayStation Studios)

Ficamos tristes ao saber do falecimento de Ian Hetherington, cofundador da Psygnosis. Ian foi um pioneiro absoluto e seu impacto e contribuição para a indústria de jogos do Reino Unido foram imensos. Estendemos nossas mais profundas condolências a sua família e amigos neste momento difícil.
Nós, do MeuPlayStation, lamentamos o falecimento de um dos nomes mais importantes da indústria e expressamos nossos sentimentos à família e amigos de Hetherington.