Notícias

Dev de Balatro não ficou contente com seu jogo sendo classificado como +18

LocalThunk não curtiu nem um pouco ver a classificação do game subir para o máximo

por André Custodio
Dev de Balatro não ficou contente com seu jogo sendo classificado como +18

LocalThunk, dev solo de Balatro, utilizou suas redes sociais para esbravejar contra uma decisão recente do Pan European Game Information (PEGI). Após ver seu game ser classificado para maiores de 18 anos, ele criticou a forma como essa avaliação é realizada.

Em tons fortes, o desenvolvedor ironizou a ausência de microtransações, lootboxes e mecânicas de jogos de azar em seu game. Segundo ele, títulos que possuem esses tipos de sistema e foram até banidos em outras regiões permanecem livres para todos os tipos de público.

Para exemplificar, LocalThunk citou EA Sports FC. Segundo ele, caso adicionasse funções de microtransações em Balatro, a classificação de seu game poderia ter sido reduzida para “3+”. Leia abaixo:

Já que o PEGI nos deu uma classificação de 18+ por termos cartas de baralho malignas, talvez eu devesse adicionar microtransações/caixas de saque/jogos de azar reais para diminuir essa classificação para 3+, como o EA Sports FC.

Decisões do PEGI seriam uma “comédia”, diz dev de Balatro

Logo em seguida, depois de considerar a decisão do PEGI como uma “comédia”, ele disse que não está criticando a indicação para maiores de 18 anos, mas sim games com sistemas de consumo reais serem recomendados para o público em geral.

Se esses outros jogos fossem classificados corretamente, eu aceitaria alegremente o esquisito 18+. O logotipo vermelho parece meio maneiro.

Balatro está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch, dispositivos móveis e PC.