Dev de Bionic Bay acredita que atmosfera é “mais importante” que a estética em um jogo
Juhana Myllys, criador do game de plataformas, esclarece sua filosofia de desenvolvimento de jogos
Juhana Myllys, criador de Bionic Bay, deu aulas sobre o desenvolvimento de jogos. Ao definir a atmosfera como “mais importante” que a estética, ele esclareceu como é possível equilibrar elementos para que conceitos importantes não fiquem de fora da experiência.
Em entrevista recente ao GamesRadar, Myllys comentou mais especificamente sobre o level design do jogo. Segundo ele, é necessário priorizar a jogabilidade em games do estilo plataforma, mas tendo cuidado para não levá-la ao extremo e torná-la frustrante.
Bionic Bay foi projetado como um jogo de corrida dedicado a speedrunners, mas mudanças no processo criativo teriam transformado a experiência. Elas contemplariam, em especial a atmosfera, que se juntaria à estética de forma mais equilibrada.
Sempre acreditei que a atmosfera é mais importante do que a estética no desenvolvimento de jogos. Dito isso, os dois não precisam se excluir. Nosso objetivo é criar o melhor jogo possível, nos destacando em ambas as áreas.
Embora essa abordagem possa ser mais desafiadora, ela frequentemente leva a resultados finais que eu não teria feito de outra forma.
Estilo visual teria definido mecânicas de Bionic Bay
Outra informação compartilhada por Myllys diz respeito aos fundamentos do jogo. Os níveis iniciais da campanha foram criados pelo sentido invertido: um local “visualmente interessante” é criado e fornece ideias para uma abordagem de gameplay.
O dev afirma que essa estratégia é mais desafiadora, mas “frequentemente leva a resultados finais que eu não teria encontrado de outra forma”. Isso inclui o recurso principal do game, o Swap, que permite trocar de posição com qualquer objeto interatiivo.
A Swap é uma mecânica de jogo central que realmente exige uma abordagem artesanal. Quero dizer, é uma mecânica versátil, mas não necessariamente universal como uma arma, onde você pode simplesmente empurrar inimigos para jogador.
O maior desafio é ajudar os jogadores a entender a versatilidade e as possibilidades que essa mecânica permite. Então, isso realmente nos forçou a focar em ensinar o básico primeiro e então gradualmente introduzir desafios mais complexos, mas ainda divertidos, para eles.
Bionic Bay será lançado em 13 de março para PS5 e PC.