Notícias

Designer de Tony Hawk’s Pro Skater comenta ausência de jogos do gênero

Culpa dos diretores, diz ele.

por Daniel dos Reis
Designer de Tony Hawk's Pro Skater comenta ausência de jogos do gênero

Você sente falta dos bons jogos de skate como os clássicos Tony Hawk’s ou a série Skate da EA? Parece uma pergunta retórica, mas não é exatamente o que pensa a indústria atualmente, pelo menos é o que diz Chris Rausch, designer dos jogos da série Tony Hawk’s Pro Skater.

De acordo com Rausch, por meio de uma conversa com o canal no YouTube Game Brain, a ausência de jogos do gênero é em virtude das próprias editoras responsáveis pela publicação. “Os senhores decidiram que os jogadores não queriam mais jogos de skate“, sugerindo que o alto escalão – os engravatados – não estão interessados.

O designer vai ainda mais longe e aponta que Tony Hawk’s Pro Skater 5 foi a tacada final da indústria no gênero. Apesar de não isentar o jogo dos problemas, ela aponta que um posicionamento mais ‘voraz’ da publisher acabou por contribuir pela má recepção.

Penso que o jogo Tony Hawk’s 5 realmente acabou com as possibilidades. O que é uma pena, pois existe audiência. Ele (jogo) vendeu o suficiente, mas quando ouvi sobre o game e o experimentei, vi o que era. Naquela altura, seria um preço de € 20, mas ao longo do percurso decidiram que seria vendido por € 50.

Ele argumenta que o preço em função dos recursos acabaram por manchar a reputação do jogo. “As pessoas teriam sido mais meigas se fosse mais em conta“, pontua. E reforça que existe público interessado e estas pessoas querem algo que realmente valha a pena. Mas com os executivos tomando as decisões erradas –  oferecer um jogo limitado a um preço alto – tudo dá errado e estes mesmos diretores acabam por decidir que “os jogadores não se interessam”.

Mas ainda existe um pouquinho de esperança. Mesmo que EA e Activision não se mostrem mais interessadas nos jogos, Tony Hawk – o profissional –  está trabalhando em um jogo de skate ainda não revelado. Ao que parece, será um projeto mais independente.

Último Tony Hawk’s

Lançado em 2015, Tony Hawk’s Pro Skater 5 prometia oferece aos fãs um jogo que resgatasse os bons tempos da série, com combos avançados, partidas multiplayer e até um construtor de pistas. Mas a realidade foi justamente oposta. Bugs, visual ultrapassado, mecânicas inconsistentes e dezenas de outros problemas comprometeram a experiência. O jogo chegou a receber nota ZERO ( 0 ) de várias publicações, inclusive.