Design estiloso de Metaphor: Refantazio foi inspirado em jogo do PS2
Game lançado nos anos 2000 possui o mesmo sistema de combate de fileiras e interfaces marcantes
Entre os destaques de Metaphor: Refantazio, dois elementos se sobressaem: a interface estilosa e a jogabilidade original. O visual marcante dos menus — com fontes ousadas e traços únicos — tem uma origem curiosa e pouco convencional. De acordo com o designer Koji Ise, a inspiração veio de um jogo obscuro do PS2: Seven: Molmorth no Kiheitai, lançado em 2000.
Em entrevista ao GamesRadar+, Ise revelou como esse RPG quase desconhecido influenciou diretamente a direção de arte de Metaphor: ReFantazio, provando que até mesmo títulos esquecidos podem deixar um legado duradouro.
O jogo apresenta um sistema único onde você gira a formação entre as fileiras da frente, do meio e de trás a cada vez que a batalha. Achei o pensamento estratégico necessário em torno do tempo de rotação bastante envolvente. A interface do usuário também foi cuidadosamente trabalhada para combinar com o mundo do jogo, deixando uma forte impressão em mim.
O resultado no jogo da Atlus foi tão impressionante que rendeu indicações, inclusive como Melhor Jogo de 2024. Outra curiosidade é o fato que o próprio Ise não havia projetado nenhum game até então e, simplesmente, fez uma das melhores interfaces.
SEGA anuncia action figures de Metaphor: Refantazio
Uma figura em escala 1/7 de Junah, a carismática cantora de Nidia entrou em pré-venda. A escultura foi feita por Salle Cato e traz a personagem em toda sua elegância. Essa peça custa ¥24.200, ou algo em torno de R$820,00, com previsão de envio para novembro de 2025. Saiba mais!