Notícias

Death Stranding é uma metáfora da política atual, diz Kojima

Desenvolvedor faz paralelo entre ações de Trump e da União Europeia com a trama do jogo

por Vinícius Paráboa
Death Stranding é uma metáfora da política atual, diz Kojima

Death Stranding tem tudo a ver com a política atual, segundo Hideo Kojima. Ele afirmou que a história do game é uma metáfora do que acontece em várias partes do mundo.

Kojima reconheceu que o conteúdo do trailer ‘Briefing’ usa muito da linguagem sobre ‘divisão’. Ele deu entrevista à Game Informer para tratar do assunto.

Caso você ainda não tenha assistido o ‘Briefing’, veja abaixo:

A mente por trás de Death Stranding começou falando sobre a “Chiral Network”. Ela forma um sistema de comunicação universal dentro do jogo. A missão de Sam Porter Bridges (Norman Reedus) será conectar torres por toda United Cities of America (UCA) para plugá-las ao tal sistema. Kojima vê muitas semelhanças dos Chiral Networks com a sociedade atual.

Ele também voltou a usar 1984, de George Orwell, como referência. O enredo de MGS V: The Phantom Pain também era inspirado no livro.

Quando você se conecta, você usará os serviços da UCA, sendo que ao mesmo tempo, eles estão recolhendo suas informações 24h por dia. É como em ‘1984’ (livro de George Orwell). Algumas pessoas (no jogo) podem não gostar disso e dizerem: ‘Não irei me conectar ao UCA, porque repetiremos a mesma coisa que fizemos antes’. Como Trump, ou a União Europeia, estas coisas. É uma metáfora. Porém, se você chegar muito perto eles dirão: ‘Ok, irei me conectar’.

Embora ‘UCA’ seja claramente ‘USA’ (EUA) no futuro, Kojima pensa que o jogo não é apenas sobre o país. Ele afirma que as pessoas podem lembrar de diferentes partes do mundo ao jogar Death Stranding. Tudo “depende de onde você está”.

(Death Stranding) é sobre a América, mas eu fiz com que o mapa não fosse deliberadamente a América. Talvez pareça o Japão de certo ângulo. Quero que as pessoas não pensem ‘América’ e sim ‘onde você está’. Porque depende de quem está vendo isto. E é claro que (o jogo) é no futuro, e todos estão conectados pela internet, mas ao mesmo tempo estão fragmentados. Isto também é uma metáfora.

Não estou dizendo que é positivo ou negativo se conectar. Isso os jogadores devem descobrir ao jogarem o jogo.

Death Stranding pode ter sequência

Hideo Kojima admitiu em entrevista recente, que como Death Stranding se trata de um novo gênero, “uma sequência pode ser necessária“. Segundo ele, um novo game permitiria aproveitar melhor certas oportunidades de explorar alguns elementos e até aprimorar outros que não puderam estar no primeiro jogo.

Death Stranding será lançado no dia 8 de novembro para PlayStation 4.