Digital Foundry: Days Gone Remastered joga mais luz em Deacon, mas resolução sofre
Melhorias nas taxas de quadro e uma iluminação aprimorada chamam atenção
A versão de Days Gone Remastered no PS5 tenta ir além de um simples upgrade técnico. Em vez de apenas melhorar taxa de quadros e resolução, a SIE Bend Studio apostou em mudanças visuais que intensificam o clima de terror do jogo — especialmente durante as sequências noturnas.
Segundo o Digital Foundry, veículo especializado em análises técnicas profundas, o novo sistema de iluminação transforma completamente a atmosfera. No PS4, a noite parecia fim de tarde, com luzes estouradas. Agora, os contrastes entre preto e branco criam um cenário mais sombrio e ameaçador, com a moto de Deacon iluminando estradas quase invisíveis.
Iluminação do remaster de Days Gone é elogiada, mas veio com um preço
A nova iluminação, no entanto, vem com um custo: a resolução caiu. Enquanto a versão original usava checkerboard rendering para atingir 4K, o remaster roda a 1440p nativo, sem upscaling. O PS5 Pro melhora um pouco, com 1800p, mas ainda não alcança a nitidez do jogo no PS4 via retrocompatibilidade.
Mesmo com uma performance mais estável, há um leve retrocesso visual em termos de definição. A Digital Foundry alerta que a diferença é mais perceptível em análises técnicas, com zoom, e que a maioria dos jogadores não notará a perda à distância de jogo tradicional.
No fim, Days Gone Remastered entrega uma experiência mais atmosférica e imersiva, mas com sacrifícios visuais. A escuridão deixa a tensão ainda mais real — e talvez esse novo tom justifique a queda na resolução.
Você jogou o game? Comente a sua opinião!