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Criar conteúdo de Destiny 2 é “como brincar de LEGO”, diz designer de narrativa

MeuPlayStation participou de bate-papo com Nikko Stevens e Liz Baker, integrantes do time de narrativa da Bungie

por Thiago Barros
Criar conteúdo de Destiny 2 é

Uma grande expansão de Destiny 2 está chegando, e além de todas as novidades de jogabilidade e de um novo destino para ser explorado, A Queda da Luz vai expandir a história dos Guardiões. E o MeuPlayStation participou de um bate-papo com Nikko Stevens, designer de narrativa sênior, e Liz Baker, designer de narrativa, da Bungie sobre quão “divertido” é seguir construindo este universo.

Com lançamento previsto para 28 de fevereiro, e já em pré-venda na PlayStation Store, este DLC é o sétimo do jogo. Com ele, vêm a 20ª, 21ª, 22ª e 23ª Temporadas do FPS da Bungie. Só por aí já dá para ter uma ideia de quanto eles têm que trabalhar na construção do enredo.

“Acho que, como escritora, é muito divertido participar disso. Ter essa caixa de brinquedos com histórias com tanto potencial narrativo. É como brincar com LEGOS. Deixa eu pegar todos os elementos e tentar construir algo legal a partir de uma grande base construída pela galera antes de nós”, explicou Baker.

https://www.youtube.com/watch?v=HKzG7INo0RI

Tanto Baker quanto Stevens entraram na equipe de narrativa da companhia na época do DLC Shadowkeep, e por isso, sentiram-se na obrigação não só de fazer um trabalho bacana, como de honrar o que foi feito antes. Especialmente por eles serem jogadores de Destiny 2.

“E um aspecto disso é que você entra em um universo que outras pessoas já trabalharam, criaram uma base para isso, e queremos honrar o trabalho deles, não simplesmente entrar e mudar tudo. O trabalho de criar essa narrativa em tantos anos foi facilitado por ter bastante material de fonte, para trazer histórias de personagens que os fãs queriam muito, e com isso acho que tentamos apenas entender o que era destiny e construir em cima disso. É muito empolgante. Eu jogava antes de trabalhar aqui e ver tudo isso florescer é incrível”, comentou Stevens.

Segundo eles, Ashley Flanagan é uma peça fundamental neste processo. A “historiadora” de Destiny 2 foi bastante elogiada por Baker. Stevens aproveitou ainda para ressaltar que tudo é “colaborativo” na construção do universo.

“O processo de criar uma história é imensamente colaborativo. Desde os assistentes de design de narrativa até os diretores, todos estão sempre conversando. Ouvimos todo mundo. É realmente um trabalho em equipe”, disse ele.

“Mas claro que também é bem cansativo, porque é muita coisa. Temos a Ashley, que é uma historiadora de Destiny, com quem sempre conversamos. Ela tem uma memória incrível da história do jogo e isso ajuda muito. Mas no geral, sim, é um projeto muito divertido de fazer parte”, completou Baker.

Stevens comentou ainda que é recompensador ver tudo saindo do papel. Segundo ele, toda vez que os conceitos se transformam em realidade, “é muito animador”. e “todos ficam super empolgados”.

O enredo de Destiny 2: A Queda da Luz

“A luz das estrelas reflete no vidro estilhaçado. Soldados da Legião da Sombra enfrentam os Guardiões sob sombras inconfundíveis da frota lá no céu — a Testemunha e seu mais novo Discípulo chegaram”. Assim é descrito A Queda da Luz no site oficial da Bungie sobre Destiny 2.

A empresa diz ainda: “Embarque numa jornada que revelará os fios ocultos que nos unem, a capacidade de desatá-los e o domínio necessário para tecê-los em novas formas. Com esse novo poder nas mãos, encontre forças nos seus companheiros Guardiões e triunfe diante da impossibilidade”.

Obviamente, os designers de narrativa não eram spoilers sobre o que está por vir, mas garantiram que haverá uma série de consequências para o que aconteceu na temporada 19 do jogo. Segundo eles, A Queda da Luz vai expandir muito bem a saga de Luz x Trevas, que deve se encerrar em 2024 com a expansão “Forma Final”.