Notícias

Crianças gastam dinheiro em games por “pressão social”, sugere estudo

Pesquisa aponta que investimentos acontecem com mais frequência envolvendo assuntos em alta

por Jean Azevedo
Crianças gastam dinheiro em games por “pressão social”, sugere estudo

Um estudo movido pelo governo norueguês, mais precisamente pelo Ministério da Infância e Família, apontou que as crianças gastam dinheiro em games por pura pressão social. Em um artigo publicado no portal ScienceNorway, a pesquisa mostrou os principais fatores capazes de motivar os menores a investir em cosméticos.

A publicação foi realizada por Clara Julia Reich e Kamilla Knutsen Steinnes no Instituto Nacional de Pesquisa do Consumidor da Universidade Metropolitana de Oslo. 

Uma visão geral dos dois relatórios revela como é o comportamento dos entrevistados, que são menores de idade. A maioria das respostas sugeriu preocupações envolvendo bullying ou dificuldade de fazer amigos caso eles não participem das tendências do momento.

DualSense na mão de uma criança gamer

As crianças gastam dinheiro em games por diversos outros motivos

Reich afirmou que as crianças gastam dinheiro em games quando são “influenciadas por memes e tendências em plataformas como o TikTok” — tem título grande promovendo isso — e também adquirem itens nos jogos capazes de “conferir status”, seja por terem estatísticas melhores ou poder de marca. 

“Não há uma distinção clara entre o mundo online e offline deles”, acrescentou Steinnes, chamando-os de “partes diferentes do mundo social que eles navegam”.

Um garoto de 13 anos no estudo disse: “se você não joga com ninguém, meio que não tem nada para conversar na escola”. Uma garota de 14 anos afirmou enfrentar abusos com base em seu gênero. “Ouvi coisas como ‘volte para a cozinha’, e era como ‘você é uma garota, morra, morra, morra'”, disse ela.

✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

O que você acha dessas afirmações?