Notícias

Criador de Split Fiction fala sobre casais que jogam seus games coop

Em entrevista à Vice, o criador da Hazelight falou sobre como seus jogos foram pensados para este público

por Thiago Barros
Criador de Split Fiction fala sobre casais que jogam seus games coop

Se você jogou It Takes Two como casal, provavelmente ficou empolgado também para Split Fiction – e, caso o seu relacionamento tenha sobrevivido aos momentos mais complexos dos games da Hazelight Studios, saiba que Josef Fares está orgulhoso de vocês. Em entrevista à Vice, o criador dos games falou sobre como os títulos foram pensados também para este tipo de parceria.

Obviamente, isso fica muito evidente no Jogo do Ano de 2021, que tem uma temática justamente sobre um casal que está passando problemas no casamento, mas Split Fiction também foi desenvolvido levando esse público em conta.

Percebemos bem cedo, durante os testes iniciais, que alguns casais que vieram experimentar o jogo ficaram tipo, “Ah, droga, vocês precisam melhorar a colaboração.” E ainda digo hoje que, se você quer saber como está seu relacionamento, deveria jogar nossos jogos. É uma ótima maneira de ver se a comunicação de vocês está afiada, afinal, quando projetamos a jogabilidade e os personagens, é essencial que vocês consigam se comunicar. E eu acho que mesmo que você jogue com um gamer, ainda é preciso se comunicar, pois há momentos no jogo em que você precisa acertar o timing, conversar – literalmente se comunicar para conseguir passar. E isso fazia parte do design, com certeza.

Fares explica ainda que sua ideia sempre foi criar mundos interativos, sem precisar adicionar colecionáveis. A ideia é permitir essa exploração e também valorizar a comunicação – o que pode ser um ponto bastante legal de interação para o casal, e claro, também para quem joga com u amigo.

É algo que começou com Brothers, simplesmente tornando o mundo interativo, divertido e agradável. Para mim, é por isso que você não vê nenhum item colecionável em nossos jogos. Sinto que, se você quer explorar o mundo, deve ser recompensado pelo próprio mundo, e não algo que você simplesmente encontra e coleciona. Foi dessa ideia que tudo surgiu – mas sim, com certeza. Quer dizer, isso estava um pouco presente em A Way Out, mas ficou mais evidente em It Takes Two, devido à natureza da história, com o casal se provocando e discutindo.

Split Fiction está disponível para PS5, Xbox Series e PC. Em poucos dias, ele já ultrapassou a marca de 2 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

No Livro dos Recordes: Split Fiction ganha três Guinness

O aguardado jogo cooperativo Split Fiction, de Josef Fares, foi lançado neste mês e já se consolidou como um dos maiores sucessos da indústria em 2025. Em poucos dias, o título desenvolvido pela Hazelight Studios não só conquistou uma legião de fãs, como quebrou três recordes mundiais e foi reconhecido pelo Guinness. Saiba mais aqui.