Criador de XCOM, Julian Gollop está pronto para voltar à franquia
Apesar de estar pronto para um novo game, Goop acredita que jogos anteriores são insuperáveis
Julian Gollop, pai da franquia XCOM, expressou interesse em retornar ao universo que ajudou a criar há mais de 30 anos. O designer britânico afirmou estar aberto a colaborar com a série novamente, caso receba uma ligação da Firaxis Games.
Em entrevista ao Eurogamer, Gollop afirmou estar pronto para voltar à franquia. Segundo ele, basta uma ligação do chefe do estúdio, Sid Meier, para que um novo título entre em desenvolvimento.
“Sim, claro. Ainda estou esperando o telefonema do Sid [Meier]”, diz o designer. Apesar disso, ele não está confiante de que superará os trabalhos anteriores com XCOM.
Como sabemos, o jogo baseado em turnos voltou e, você sabe, estou muito orgulhoso do que conseguimos fazer naquela época. Posso superar isso? Bem, provavelmente não.

Gollop, responsável por XCOM: UFO Defense em 1994, revolucionou os jogos de estratégia por turnos com sua visão inovadora. Atualmente, ele está à frente da Snapshot Games, que trabalha no título Chip ‘n Clawz vs. The Brainiods.
Saiba mais sobre XCOM
O último grande título da série, XCOM 2, recebeu a expansão War of the Chosen em 2017, mas desde então a franquia tem permanecido em silêncio.
Gollop já revisitou o gênero com Phoenix Point em 2019, mas um retorno oficial à XCOM seria simbólico, especialmente com a influência de suas ideias ainda presente nos jogos da Firaxis, como houve com Marvel’s Midnight Suns.
A Firaxis, pertencente à 2K Games, não comentou oficialmente sobre o envolvimento de Gollop ou planos para um novo XCOM. Porém, algo poderia se tornar realidade em 2026, com o 10º aniversário do segundo jogo.
Você gostaria de ver um novo game da série de tiroteio tático? Comente!