Notícias

Criador de Devil May Cry tem orgulho do termo “JRPG”

O designer Hideki Kamiya discorda de Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy XVI

por Jean Azevedo
Criador de Devil May Cry tem orgulho do termo

Em uma entrevista ao VGC, Hideki Kamiya, designer e criador de grandes franquias como Devil May Cry e Bayonetta, disse que os japoneses deveriam sentir mais orgulho do termo JRPG. Segundo ele, essa diferença cultural com o resto do mundo caracteriza os jogos lançados no país.

Tudo isso girou em torno de uma declaração dada por Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy XVI, dada em março de 2023 durante participação no canal Skill Up. A abreviação, de acordo com o responsável pelo exclusivo de PS5, “não era um elogio para muitos desenvolvedores no Japão” e era até “discriminatória”.

Kamiya respondeu da seguinte forma:

Eu tenho muito a dizer sobre isso. Só para esclarecer primeiro, porém, tenho um sentimento positivo quando se trata do termo JRPG. Na verdade, acho que é algo de que devemos nos orgulhar.

final fantasy, dragon quest e kingdom hearts, da square enix

Segundo ele, cada detalhe feito nos games, até mesmo quanto à localização, são pensados para levar um pouco de sua cultura para o restante do mundo. Em algumas das vezes, as traduções de mangás acabam até tirando um pouco da emoção quando chegam traduzidos ao ocidente.

Jogos do gênero JRPG são nostálgicos?

Muitos jogos do gênero JRPG acabam se tornando franquias de longo prazo e que contam com diversos relançamentos. Nesse caso, você acha que a nostalgia dos jogadores atua como vilã ou heroína? Discutimos sobre isso no The Cast of Us e você pode acompanhar aqui!