Notícias

Controle de PlayStation para celular? Sony registra patente do acessório

Documento indica modelo de "grips" que são acoplados aos dispositivos móveis para jogar

por Thiago Barros
Controle de PlayStation para celular? Sony registra patente do acessório

Um controle de PlayStation para celular pode estar vindo aí. A Sony Interactive Entertainment do Japão registrou uma patente de um acessório planejado para jogar nos dispositivos móveis. Com visual semelhante ao do DualShock 4, ele consiste em dois “grips”, um de cada lado, com a tradicional estrutura dos botões do console.

Vale lembrar que os controles tradicionais do PlayStation 4 e do PlayStation 5 já podem ser usados nos celulares, com a conectividade Bluetooth, mas esse seria um acessório totalmente diferente, sendo acoplado diretamente ao aparelho. A imagem abaixo mostra bem detalhadamente como ele funcionaria – de forma semelhante a vários outros gadgets do tipo que já estão no mercado.

Controle de PlayStation para celular
Controle de PlayStation para celular pode vir aí?

O diferencial de um controle de PlayStation para celular na hora de jogar os games no acesso remoto dos consoles ou até mesmo, em um futuro próximo, quem sabe, ter um serviço semelhante ao cloud gaming da Microsoft, pode ser bem interessante. E vale lembrar que os últimos meses têm mostrado diversas iniciativas da Sony no caminho do mobile.

Recentemente, o ex-chefe de conteúdo do Apple Arcade, Nicola Sebastiani, assumiu as operações referentes a jogos mobile da companhia, em uma vaga para um novo projeto de “adaptar as franquais mais famosas” para celular. Jim Ryan, chefão da empresa, também já confirmou que a ideia é levar algumas das IPs icônicas da Sony aos dispositivos móveis.

Controle de PlayStation para celular pode virar realidade?

Ou seja, é bem possível que essa patente acabe saindo do papel. Muitas não se tornam realidade, mas o controle de PlayStation para celular parece ter boas chances. Especialmente porque já temos até um jogo confirmado da Sony para smartphones em breve: uma adaptação de WipeOut está em desenvolvimento e deve chegar até o fim desse ano fiscal.