Consumo de jogos antigos cresceu em 2023, de acordo com pesquisa
Boa parte do tempo gasto com jogos fez referência a títulos com mais de seis anos de vida
Uma nova pesquisa divulgada pelo Newzoo trouxe detalhes sobre os hábitos de consumo nos videogames em 2023. A reportagem indica que a aposta em jogos antigos cresceu no ano passado, com os rankings das plataformas sendo liderados por títulos com mais de seis anos de existência.
De acordo com a empresa, a indústria atingiu US$ 93,5 bilhões em receitas em 2023. Esse valor recebeu uma contribuição significativa, em especial, de 66 games, que representaram cerca de 80% do tempo de jogo nos 12 meses do respectivo período.
Desse índice, 60% do tempo foi consumido com jogos antigos, ou seja, referentes a franquias ou IPs já estabelecidas e com seis ou mais anos de vida. Além disso, boa parte deles envolvem o mercado de serviços ao vivo, sendo representada por Fortnite, Roblox, League of Legends e outros.
Confira abaixo um infográfico compartilhado pelo Newzoo:
Jogos antigos e sequências são destaques na pesquisa
A preferência por jogos antigos em 2023 também reflete em lançamentos mais recentes. Isso porque praticamente nenhum game do top dez no PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch diz respeito a uma IP inédita — com exceção de Starfield.
“Será cada vez mais desafiador aumentar a base de jogadores de um jogo”, afirma a empresa. “Particularmente em nosso cenário atual, onde títulos perenes e canais de conteúdo robustos reinam supremos”. Em termos práticos, apenas 8% do tempo jogado foi gasto com títulos novos e não anuais.