Com GamePlay Arena, Rock in Rio reforça importância dos games
Espaço com showmatches, campeonatos e espaço da PlayStation para público jogar é mais uma prova do crescimento do mercado
A relação entre o Rock in Rio e os games começou em 2017, com a primeira edição da GameXP. Em 2019, foi a vez da Oi GamePlay Arena by Game XP. E agora, no retorno do festival de música, a GamePlay Arena também voltou. Dessa vez, com patrocínio da TIM, palco para showmatches e campeonatos e espaços para o público testar alguns dos principais jogos da atualidade.
Com cerca de 3 mil metros quadrados, na Arena Carioca 1, palco de diversas competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o espaço teve, no último fim de semana, por exemplo, a final do eBrasileirão – campeonato oficial de eFootball realizado pela CBF. O Athletico Paranaense sagrou-se campeão em uma decisão emocionante contra o Vasco.
“Estamos trazendo campeonatos, que vão do eFootball ao Counter-Strike, show matches com grandes times e influenciadores de Free Fire e VALORANT, dinâmicas divertidas com o público de Just Dance e MultiVersus, além de uma parceria inédita com o New Dance Order, que trará grandes DJs do cenário eletrônico para compor a arena, tudo isso e ainda muita gameplay pro público”, comentou Paula Magrath, Gerente de Novos Negócios e responsável pela GamePlay Arena do Rock in Rio.
Dentre os espaços de gameplay, uma área da Ubisoft Brasil com Assassin’s Creed Valhalla, outra da Warner Games com MultiVersus (e os personagens fazendo a alegria da galera) e um grande espaço recheados de consoles PlayStation 5. Nele, o público podia se divertir com títulos como Mortal Kombat 11, NBA 2K22, Astro’s Playroom, Marvel’s Spider-Man, Concrete Genie, Gran Turismo, dentre outros.
Vale destacar ainda a presença de cosplayers, um espaço somente para games Indies brasileiros e uma área retrô, com fliperamas e pinballs pra galera curtir. Uma experiência completa de games no maior festival de música do Brasil. Algo extremamente relevante e que serve para reafirmar o fato que parece cada vez mais claro: os jogos eletrônicos são um mercado enorme no país.
Opinião: GamePlay Arena contribui para o mercado
A presença dos jogos eletrônicos em grandes eventos que não sejam somente focados em games é fundamental para ampliar (ainda mais) esse alcance no país. É claro que a Brasil Game Show, por exemplo, é importante para manter o público que já joga engajado, mas ter um espaço como esses no Rock in Rio faz com que até quem não seja um gamer possa notar e curtir o universo.
São cerca de 100 mil pessoas no evento a cada dia – ou seja, um público total na casa d0s 700 mil. E, apesar de não ser o principal foco, a arena está ali para todo mundo ver, curtir e interagir. Em 2022, a GamePlay Arena tem até menos atrações do que já houve em outros anos, mas mesmo assim é uma área enorme e com atrativos bacanas para diferentes tipos de público.
Por exemplo: o jovem que vai com os pais tem o Play 5 para curtir agora e também fliperama e pinball para os coroas. Essa conexão também é muito importante e é percebida em um passeio pelo espaço. A quantidade de gente tirando fotos com cosplayers e personagens ou até mesmo parando um pouco para jogar uma partidinha ou ver os jogos no telão é grande e reforça o que falamos: a popularização só aumenta.
Após um primeiro final de semana de sucesso, a GamePlay Arena estará aberta novamente entre os dias 8 e 11 de setembro, durante o Rock in Rio, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Você pode conferir a cobertura do MeuPS na GamePlay Arena em nosso Instagram! Clique aqui!